Buscar
  • fredericopereira191

Oráculo de Boston


Seth Klarman: o Oráculo de Boston

Esse artigo é uma tradução livre do texto de Adam M. Grossman, que pode ser encontrado em www.humledollar.com


Eu tive a oportunidade, recentemente, de participar de um painel de discussão que incluía o proeminente gestor de investimentos Seth Klarman.


Não conhece Klarman? A versão simplificada de sua biografia tem ele como um bilionário de fundos de hedge. Embora seja verdade, não lhe faz justiça. Klarman é mais como um herói cult, pelo menos no mundo dos investimentos.


Alguns o chamam de Oráculo de Boston.


Dê um google no nome dele, você verá ele descrito como “o próximo Warren Buffett”. Procure no YouTube, encontrará uma entrevista granulosa de 10 anos atrás com milhares de visualizações.


E se você procurar por Klarman na Amazon, encontrará cópias usadas de seu livro esgotado de quase 30 anos vendido por US$ 1.000,00 ou mais.


Em suma, Klarman é cheio de sabedoria e conselhos de senso comum que, eu acho, poderiam beneficiar qualquer investidor. Aqui estão quatro observações que ele compartilhou:


1 – Ao construir seu portfolio, você precisa “escolher seu veneno”.


No mundo de hoje, com a disponibilidade de fundos de índice, não é difícil construir um portfolio. A questão é, que tipo de portfolio você quer construir?


Ou, em outras palavras, o que você está tentando realizar? Aqui está como Klarman resumiu: “Você quer rastrear o mercado quando está subindo ou quando está caindo?”


Em outras palavras, você pode estruturar seu portfolio para ser mais agressivo do que o mercado de ações no geral.


Isso o ajudará quando o mercado estiver subindo, mas o prejudicará quando o mercado cair.


Alternativamente, você pode estruturar as coisas para serem mais conservadoras que o mercado, neste caso você trilhará o mercado, mas perderá menos quando o mercado cair. Mas você não pode ter os dois lados.


Embora isso pareça senso comum, Klarman está destacando um ponto importante: em grande medida, retornos de investimentos estão sob nosso controle.


Muitas pessoas – inclusive eu – se preocupam com o mercado de ações. O ponto de Klarman é: não precisa ser assim.


Se você não quer perder o sono se preocupando com o mercado, não precisa. É tudo sobre a alocação de ativos que você faz.


Este é um bom conselho, especialmente enquanto o mercado ainda está nas altas de todos os tempos.


Se você está sentido alguma angústia com uma potencial queda do mercado, isso indica que é, provavelmente, hora de você revisar sua alocação de ativos.


2 – Quando se trata de investimento, “não existe tal coisa como um 10 perfeito”.


Em outras palavras, nenhum investimento será perfeito e não devemos esperar que seja.


Nos manuais tradicionais de finanças, decisões de investimento são apresentadas como uma troca entre risco e retorno. Se você quer mais retorno, você tem que tomar mais risco.


Mas se você quer menos risco, você tem que ficar satisfeito com baixos retornos.


Klarman vê o arcabouço tradicional de risco e retorno como excessivamente simplista. (ele também vê como errado, mas isso é assunto para um outro dia).


Ao avaliar investimentos, os investidores devem pensar as coisas com muito mais cuidado.


Além do risco e retorno, considerar as taxas de investimento, a complexidade, a liquidez, os impostos e o nível geral de certeza e incerteza.


3 – Esteja disposto a pagar mais quanto justificado


Ao fazer essa declaração, Klarman estava se referindo à taxa de investimento embutida em um fundo de investimento. Sua visão: vale a pena pagar mais se você recebe valor extra.


Muitos investidores são sensíveis a taxas e impostos – e deveriam ser – mas o comentário de Klarman é um bom lembrete para não levar isso longe demais.


Da mesma forma, se você está sofrendo com um fundo caro que não performa, você deveria segurar para sempre só porque terá que pagar alguns impostos?


Na visão de Klarman: claro que não. Não tenha medo de incorrer em um custo, se você acha que vai pagar no longo prazo.


4 – Não se apaixone por um investimento


Essa declaração é um corolário das ideias de Klarman “escolha o seu veneno” ou “10 perfeito”. Assim como não há investimento perfeito no dia da compra, não há investimento que você deva esperar permanecer por todos os tempos.


Eu vejo isso particularmente aplicável a fundos de índice – um investimento que parece muito próximo do perfeito agora.


Como muitas pessoas, eu acredito que os fundos de índice são a melhor maneira de investir – e há muitos dados de apoio.


Mas nunca devemos ficar confortáveis. Neste momento, acredito que a indexação funciona excepcionalmente bem. Mas também aceito que isso pode não funcionar para sempre.


Mercados são dinâmicos. A indexação pode começar a não funcionar tão bem e outras formas de investimento podem começar a funcionar melhor.


O conselho de Klarman: tudo pode acontecer, então tenha cuidado. Quando se trata de seus investimentos, você não quer ser cegado pelo amor.


Esse foi o texto do Adam, agora, com a sua devida licença:


"Guia do Mercado Financeiro no Brasil"


Se você quer começar a investir dinheiro da melhor forma possível, ou já investe mas ainda não se sente seguro quanto a seus investimentos.


Tenho uma dia para você, algo que pode te ajudar a melhor a sua "visão" sobre o mercado e, consequentemente, lhe ajudar a fazer investimentos melhores.


Clique na imagem abaixo e conheça o meu livro: "Guia do Mercado Financeiro no Brasil".




11 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com