Buscar
  • fredericopereira191

12 excelentes dicas financeiras para a vida


12 excelentes dicas financeiras para a vida
Morgan Housel, autor de "Psicologia Financeira".

As 12 excelentes dicas financeiras para a sua vida não são minhas, são desse cara aí da foto.


Tive o prazer de ler o livro que ele escreveu, chamado "Psicologia Financeira", em que ele discorre sobre as dicas financeiras.


Como sei que a grande maioria não vai ler um livro como esse, fica aqui um resumo pra quem tem interesse em tomar decisões financeiras mais acertadas durante a vida.


Espero contribuir com seu sucesso financeiro, então, antes de começar, saiba que sou assessor de investimentos, se quiser falar comigo sobre aplicações financeiras, basta clicar aqui e me enviar uma mensagem.


Vamos começar!


1 – Faça um esforço para ser humilde quando as coisas estiverem indo bem e para se perdoar quando estiverem indo mal.


Lembre-se que vivemos em um mundo complexo, que o imponderável está sempre presente, que por mais que você se esforce, cabe a Deus definir o nosso destino, agradeça a ele e, principalmente, tenha em mente que só ele é onipresente, onisciente e onipotente.

Se você não acredita em Deus, lembrar dessa dica é mais difícil, mas muito mais importante, mas faça um esforço, porque as consequências para quem não tem consciência do imponderável costumam ser nefastas.


2 – Menos ego, mais fortuna.


Não importa quanto você ganhe, você não construirá fortuna se não controlar quanto gasta. Diversas fortunas já foram destruídas por pessoas perdulárias, tenham ganho por sorte ou por competência.

Lembre-se que a “fórmula da riqueza” é: ganhar mais do que gasta, investindo a diferença consistentemente. Ou seja, enriquecer é sobre acumular dinheiro e não tem como fazer isso gastando demais, alimentado seu ego demais.


3 – Administre o seu dinheiro de uma forma que faça você dormir em paz.


Mais importante do que a sua rentabilidade ou os custos que você tem ao investir, é a tranquilidade de poder dormir em paz depois que tomar decisões financeiras, cuidado com promessas de rentabilidade muito altas ou com a falta de conhecimento sobre investimentos.

Procure se informar adequadamente sobre as decisões financeiras que precisa tomar, para não querer uma rentabilidade muito mais alta do que é possível conseguir, ou não ver o seu poder de compra diminuir por não entender as melhores aplicações financeiras.


4 – Se você deseja se tornar um investidor melhor, a coisa mais poderosa que pode fazer é aumentar seu horizonte de tempo.


Como disse Sócrates a milênios: pense no longo prazo; o tempo atenua os erros e maximiza os acertos, o tempo é essencial para o vermos o poder dos juros compostos, que é o maior multiplicador de riqueza que existe.

Pensar no longo prazo te ajuda a focar no que é mais importante, como os negócios que prosperam em qualquer cenário, te ajuda a construir um plano viável para qualquer objetivo e te ajuda a criar os melhores hábitos financeiros.


5 – Não se abale com muitas das coisas que dão errado. Você pode estar errado em metade das vezes, e ainda assim fazer fortuna.


Procure avaliar seus investimentos como um todo, vendo a rentabilidade da sua “carteira de investimentos”, pois se você ver cada um por si, os melhores parecerão melhores do que são e os piores serão lamentavelmente ruins.

É bem importante entender que a maior parte dos grandes investidores, inclusive os índices de ações, tem suas rentabilidade históricas concentradas em alguns poucos ativos que renderam demais, enquanto tem vários ativos que deram prejuízo, então, independentemente do que estejas fazendo, não se abale e continue executando a estratégia vencedora que tenha escolhido.


Lembre-se que sou assessor de investimentos, vamos conversar sobre as melhores aplicações financeiras, clique aqui!


12 excelentes dicas financeiras para a vida
O livro do Morgan: A Psicologia Financeira


6 – Use o dinheiro para ter controle sobre o seu tempo.


Como costuma dizer um influencer no twitter: o dinheiro volta, o tempo não; boa parte da felicidade de um ser humano está no poder de controlar seu tempo para fazer o que gosta, o que quer, quando quer.

Independentemente do que fizermos, chega um tempo em que precisamos descansar ou desacelerar na rotina de trabalho, fazendo ou não o que gosta, nessa época a única forma de fazer o que quiser é ter dinheiro acumulado, não tem escapatória, pense nisso.


7 – Seja mais legal e ostente menos.


Se você ainda não percebeu, pense no seguinte, quando você vê um carro, relógio, ou qualquer outro objeto muito caro e desejável por aí, você não se importa com quem está usando, a sua atenção está no objeto.

Vale o mesmo se você estiver usando esse objeto, as pessoas não estão nem aí pra você, só para o objeto, não faz sentido comprar esse tipo de coisa se você quer se admirado ou respeitado, é muito melhor fazer o bem, ajudar as pessoas, colaborar com a sua família ou com a sociedade em que vive de alguma forma.


8 – Guarde dinheiro, só guarde. Você não precisa de um motivo específico para guardar.


Guarde para comprar um carro, para comprar uma casa, para montar uma empresa, para fazer uma viagem, enfim, atinja seus objetivos, tenha objetivos, sempre; construa sua fortuna tendo aquilo que deseja, isso é ótimo, isso é louvável.

Mas não guarde dinheiro só para conseguir sonhos, guarde dinheiro para ter dinheiro para lidar com qualquer eventualidade que aconteça na sua vida, seja um problema a ser remediado, seja uma oportunidade incrível que apareça, tenha dinheiro pro que der e vier, a chance de você ter uma grande decepção na sua vida diminui demais se você tiver dinheiro.


9 – Defina o preço do sucesso e esteja disposto a pagá-lo.


Como diz o velho ditado de mercado: não existe almoço grátis; você não terá altas rentabilidade sem nenhum risco e, talvez mais importante, se não houver risco não tem nenhuma rentabilidade (leia risco aqui por volatilidade e perda, ou os dois).

A questão é entender os riscos que estão inerentes ao você ter dinheiro e saber lidar o melhor possível com eles, não importa quais sejam os seus objetivos ou prioridades, só assim você poderá decidir quais está disposto a pagar, e quando. Abrace o risco, porque o tempo o recompensa.


10 – Faça da margem para imprevistos algo sagrado.


Ou como disse a lenda dos mercados, George Soros: primeiro, sobreviva; a diferença entre o que você precisa que aconteça e o que pode ser que aconteça é o que vai manter você no longo prazo, então garanta que não existe a possibilidade de que algo inaceitável aconteça, ou seja, seja paranoico com o risco de falência completa.

Pode parecer extremamente conservador está pronto para qualquer cenário difícil, mas é exatamente essa capacidade de se manter vivo em qualquer cenário que garantirá que você continuará avançando no longo prazo, que é o requisito número 1 para ter sucesso.


11 – Evite os extremos das decisões financeiras.


Assim como na política, as melhores ideias costumam se concentrar no centro, então fuja dos extremos, seja comedido, seja moderado, saiba pesar os prós e os contras, pois o amanhã sempre pode ser muito diferente e você vai querer ser capaz de mudar de ideia.

Vamos voltar ao imponderável, não importa quão inteligente você seja, ou ache que é, daqui a um ano a sua vida pode ser muito diferente do que você imagina, então evite tomar decisões extremas baseado naquilo que você projeta pro futuro, você NÃO SABE como será seu futuro.


12 – Respeite o caos


O que é melhor pra você pode não ser para outras pessoas, tenha em mente que nós somos todos diferentes, temos objetivos e desejos diferentes, então é natural tomarmos decisões financeiras diferentes.

Não existe uma resposta certa para como investir dinheiro, o que existe são pessoas buscando objetivos diferentes, dispostas a tomar riscos diferentes, com necessidades financeiras diferentes, com sonhos totalmente diferentes.

Encontre a resposta certa pra você e siga em frente.


Era isso, lembre-se que sou assessor de investimentos, querendo conversar sobre como investir seu dinheiro, clique aqui!


Boa sorte!!!

336 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo