Buscar
  • fredericopereira191

26 ações que talvez estejam muito baratas


Procurar ativos baratos é mais díficil do que acompanhar uma tela tão cheia como essa, muito mais difícil.

Um texto bem direto e prático, sem enrolação. Fiz uma lista utilizando múltiplos de preços e fazendo um filtro de memória sobre as empresas que apareceram. Desse jeito encontrei 26 empresas que talvez estejam muito baratas.


Não são recomendações de compra, é apenas uma lista de empresas que valem a pena ser estudadas, pode ser que um ou mais sejam verdadeiras pechinchas, mas também pode ser que sejam armadilhas de valor.


Usei a busca avançada do site "www.fundamentus.com.br" para selecionar as ações que respeitassem as seguintes exigências:


- P/L (preço/lucro): 0 a 10

- P/VP (preço/valor patrimonial): 0 a 3

- ROE (retorno sobre o patrimônio): 10 a 100


A ideia é encontrar empresas que tenham múltiplos de preço baixo, mas mantenham bons níveis de rentabilidade.


O site forneceu uma lista extensa, eu filtrei essa lista pra tirar as empresas que eu acho que podem ter boas perspectivas de longo prazo ou que eu sei que tem liquidez e que tem negócios "consistentes". Outra pessoa podia selecionar mais ou menos empresas, então pode ser uma boa ideia fazer o mesmo. A seguir as ações.


1 - SGPS3: Springs Global, fabrica e vende vestuário e outros, marcas como MMartan.


2 - ELET6: Eletrobrás, a gigante estatal de eletricidade em vias de ser privatizada.


3 - PTBL3: Portobelo, produz material para construção civil, pode ser muito beneficiada se governo conseguir baixar o custo do gás natural.


4 - CMIG4: Cemig, estatal mineira de eletricidade, problemas sérios para privatizar, mas se isso vier, pode mudar de patamar de preço.


5 - AGRO3: BrasilAgro, empresas de compra e venda de fazendas, e, por consequência, também de produção de grãos, vem surpreendendo o mercado ao vender as fazendas sempre por preços acima do esperado.


6 - VALE3: Vale, a gigante do minério que praticamente controla o preço no mercado internacional, tanto por sua capacidade de produção superior, quanto pela qualidade do minério que produz.


7 - FESA4: Ferbasa, a siderúrgica que está tentando gerar energia para se livrar do maior problema para o preço das ações, a dependência energética.


8 - CSNA3: CSN, o misto de mineradora com siderúrgica que está num plano de desalavancagem e resistindo ao ciclo de baixa no mercado de aço.


9 - ROMI3: Romi, que produz peças e equipamentos para a indústria, sofre nesse mercado que só quer saber de tecnologia, software e etc.


10 - TIMP3: Tim, a empresa de telefonia que sustenta a controladora italiana com forte presença em internet móvel no Brasil, o leilão do 5g deve pesar nas finanças do negócio.


11 - TRPL4: Transmissão Paulista, a despeito da desconfiança do mercado com os controladores, a maior pagadora de dividendos da bolsa, negócio relativamente estável que se beneficia da adoção de novas tecnologias.


12 - BRKM5: Braskem, a petroquímica da Petrobras e da Odebrecht, sofrendo com a incerteza sobre seu futuro e com governo querendo quebrar monopólios, mas não deixa de ser uma empresa que Peter Lynch chamaria de confiável.


13 - CAML3: Camil, produtos resilientes com muito espaço pra consolidar, mas com dificuldades para entregar as promessas, até que ponto esse negócio é dificil de consolidar? Eis a questão.


14 - BRSR6: Banrisul, o banco estadual do governo do RS, o banco que todos os bancos querem ter, negociando a preços baixos em comparação com seus pares e controlador em calamidade financeira, é pra ter negócio, a conferir.


15 - MYPK3: Iochpe-Maxion, a maior fabricante de rodas de aço e alumínio, a não ser que você acredite que vamos andar em carros voadores, tem alguma perenidade nesse negócio.


16 - UNIP6: Unipar, é uma indústria de químicos que é uma empresa da Braskem, um negócio a parte, mas muito rentável, sofre um pouco mais com situação na Argentina.


17 - GUAR3: Riachuelo, a varejista super conhecida que negocia muito mais barata do que seus pares, além de que tem uma operação financeira dentro, a Midway, que pode destravar um monte de valor.


18 - ENBR3: Energias do Brasil, uma empresa de energia que atua em todas as áreas do setor, que está implantando melhorias nas suas operações, em busca de performar nos níveis dos benchmarks desse negócio.


19 - ABCB4: Banco ABC, o banco das médias e grandes empresas, que conta com dinheiro abundante e barato (Oriente Médio) para prover crédito.


20 - SHUL4: Schulz, mais uma indústria de máquinas e equipamentos, que fornece para diversas indústrias, além de ter atuação internacional.


21 - TUPY3: a Tupy, outra empresa que produz para a indústria, nesse caso também para a construção civil, além de ter atuação internacional. Todas essas empresas devem melhorar junto com a economia.


22 - SLCE3: SLC Agrícola, é a maior e mais respeitada produtora agrícola do país, esses preços em queda com os chineses cada vez mais necessitados de grãos é um verdadeiro convite.


23 - BBAS3: Banco do Brasil, é o banco estatal que está passando por uma revolução na administração, a equipe do ministro deve conseguir fazer o banco, finalmente, operar como os seus principais concorrentes.


24 - TAEE11: Taesa, muito semelhante à TRPL4, essa empresa opera quase como se fosse um bom títulos de renda fixa de longo prazo, o negócio é estável, paga dividendos muito bons e a volatilidade é menor do que a maioria das outras ações.


25 - ALUP11: Alupar, vale o mesmo que a anterior, nem vou perder nosso tempo.


26 - CIEL3: Cielo, a maior empresa de adquirência do Brasil vem sofrendo com a concorrência, o mercado se pergunta até que ponto os lucros vão cair, se a empresa vai conseguir sobreviver e se o preço atual já reflete o novo cenário.


Então, baseado no que você conhece e acredita, quais dessas empresas tem boas perspectivas de longo prazo, essas são as que devem merecer sua atenção para possíveis investimentos, adentre os números, leia os relatórios, procure mais informações e invista naquelas empresas que podem dobrar nos próximos 5 anos, isso vai lhe garantir retornos suficientes no longo prazo.



Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!



46 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com