Buscar
  • fredericopereira191

3 dicas de análise gráfica para iniciantes


Gráfico de preço em baixa, como se aproveitar disso?

Quando as pessoas chegam à bolsa de valores, uma das técnicas de análise mais fáceis e acessíveis é a gráfica, pois permite que o investidor entenda a evolução dos preços do ativo nos últimos meses e anos, ou mesmo em horas ou minutos.


Além disso, a análise gráfica propicia ferramentas para escolher o melhor momento para comprar ou vender, o que ajuda a filtrar as ações de forma ainda mais interessante e permite escolher pontos de entrada e saída que lhe permitam mais confiança e assimetria.


Por tudo isso, ofereço 3 dicas de análise gráfica para iniciantes, a fim de ajuda-los a usar os gráficos da melhor forma possível. Vamos lá!


1 – OBSERVE DIFERENTES TEMPOS GRÁFICOS


Um dos principais erros é olhar apenas um tempo gráfico, pois assim você perde a visão mais ampla. Então se você está procurando ações para swingtrade ou médio e longo prazo, olhe pelo menos 3 gráficos, assim:


Gráfico Mensal do Ibovespa

Comece com um gráfico mais amplo para ver como chegamos no ponto em que estamos, esse é o gráfico mensal do Ibovespa. Procure entender o que aconteceu nesse período.


Gráfico Semanal do Ibovespa

Depois veja um período menor, mas aproximado, para ver a tendência recente e ver os melhores pontos de entrada. Esse é o gráfico semanal do Ibovespa, perceba como a tendência recente fica mais detalhada.


Gráfico diário do Ibovespa

Por fim o gráfico diário do Ibovespa, onde você verá bem mais ruído dos acontecimentos que vão acontecendo e, consequentemente, as oportunidades que vão surgindo dentro do movimento maior.


O mesmo vale se você quiser negociar em períodos mais curtos, no daytrade, por exemplo, você olha o diário, depois o gráfico de hora, por fim o 15 minutos (ou menor), para ver a evolução mais de perto.


Perceba que o objetivo é você ver o movimento maior e procurar pontos de entrada e saída dentro desse movimento.


Dá uma força pro blog, compra nosso livro sobre daytrade

2 – USE MÉDIAS PARA IDENTIFICAR TENDENCIAS E PONTOS DE ENTRADA E SAÍDA


Você viu o gráfico mensal do Ibovespa e percebeu que já estamos em tendência de alta a algum tempo, você sabe a que se deve toda essa alta, o país se livrou de um governo perdulário depois de quase um década de má gestão.


Você entende que isso pode continuar e quer aproveitar o movimento. Então você deve olhar para o gráfico diário e semanal, a fim de entender como a tendência está evoluindo, utilizando médias que te mostrem isso, eu gosto do trio: 5, 20 e 60.


IBOV semanal com médias 5 (laranja), 20 (azul) e 60 (roxa)

Se elas estão cruzadas para cima (5, 20, 60) a tendência é de alta, se elas estão cruzadas para baixo (60, 20, 5) a tendência é de baixa. O cruzamento das duas maiores é o mais importante, obviamente.



Perceba que no gráfico diário você tem os pontos ainda mais destacados, com os ruídos das notícias claramente identificados, permitindo que você “leia” a tendência com mais detalhes.


Você também consegue ver pontos de entrada, como o diário ficando em tendência de baixa, ao mesmo tempo que semanal está em tendência de alta.


3 – UTILIZE OS GRÁFICOS PARA NEGOCIAR, NUNCA PARA PREVER!


Um dos erros mais comuns dos investidores iniciantes no mercado é cair na falácia da pedra filosofal, que consiste em procurar padrões no passado para tentar prever o futuro, isso costuma dar muito dinheiro, mas não é para quem tenta fazer isso.


O erro aí consiste em tentar utilizar os gráficos para prever as futuras oscilações dos preços, quando a verdadeira utilidade dos gráficos está em fornecer uma visão melhor para determinar pontos de entrada e saída. Vejamos alguns exemplos.


Gráfico IBOV faz rompimento falso no gráfico diário

Nesse gráfico diário o Ibovespa rompe suporte 92/93 mil pontos, com as médias cruzando para baixo, uma possível venda clara, a confirmação os topos e fundos descendentes que vinha fazendo desde atingir os 100 mil pontos reforçam a ideia.


Se você olha o gráfico semanal, verá que a tendência de alta se mantém, então você compra acreditando no gráfico semanal? Ou vende acreditando na nova tendência de baixa no diário? Guarde as perguntas.


CIEL3 faz rompimento pra baixo no diário

A mesma situação foi vista no começo de 2018 em CIEL3, o gráfico semanal ainda apontava um tendência de alta, mas o diário perdia os 23 reais com as médias cruzadas para baixo, você podia comprar confiando na tendência do semanal, ou vender acreditando na tendência de baixa que se iniciava no diário.


Qual a diferença das duas situações? O futuro!


Perceba que no primeiro caso nós estamos falando do Brasil começando um governo de visão econômica muito melhor do que os anteriores, com economia saindo de grave crise, taxas de juros caindo, forte ajuste fiscal via reforma da previdência com manifestações nas ruas apoiando e empresas enxutas. As expectativas são de alta, melhor comprar.


No segundo caso nós estamos vendo uma empresa que sofreu um ataque por parte do BC, que desregulamentou o setor para a entrada de concorrentes, nós vemos um negócio com margens altas que perdeu sua vantagem competitiva. Ou seja, temos sérias dificuldades nos negócios pela frente, melhor vender ou ficar de fora.


Perceba que o gráfico é ótimo para ver como os preços reagem aos fatos e, principalmente, para procurar os melhores pontos de compra e venda, mas não serve para prever o futuro, não te ajuda nesse objetivo.


É preciso entender o que está movendo os preços para saber se vai comprar ou vender, esse é o primeiro passo; os gráficos entram no segundo e no terceiro passo, o de esperar e escolher o melhor nível de preço de entrada e a definição do momento e de preço de negociação, respectivamente.


Conclusão


Com essas 3 dicas de análise gráfica para iniciantes espero ter contribuído para que você melhore as suas negociações na bolsa de valores.



Acompanhe o blog às sextas-feiras para mais dicas sobre análise gráfica, trading, etc.


Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

51 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com