Buscar
  • fredericopereira191

Ações para dividendos em 2020


Precisamos falar sobre dividendos para 2020

Ações para dividendos em 2020 deve ser um dos assuntos que você mais viu nos blogs e sites que leu nas últimas semanas. A maioria fala sobre o que foi bom no ano que passou e faz projeções para 2020.


Não podemos nos abster do assunto, afinal de contas isso aqui é um blog de investimentos, então escrevo abaixo sobre o assunto, começo comentando as várias recomendações que vi durante as últimas duas semanas e depois coloco as 3 ações que acho mais interessantes.


Bancos lideram


Como sempre, os bancos estão em todas as listas, assim como algumas empresas de energia, é que lucram demais, daí é de se esperar que tenham boas distribuições de lucros.


O que me intriga é que geralmente os maiores bancos estão lá, aquelas empresas gigantescas que tem poucas chances de serem negociadas com desconto e assim oferecer alguma margem de segurança, não gosto disso.


Pior, estamos com uma cruzada aberta do BC contra o oligopólio.


RCN está à caça dos grandes bancos, vem aí o "open banking"

Preço importa


Assim como no caso dos bancos, a gente encontra muita recomendação de ações que já negociam a múltiplos altos, fico me perguntando se vale a pena correr o risco de perder na oscilação do preço o que vai se receber de dividendos.


Então, na minha humilde opinião, é mais inteligente dar preferência para ações que negociem com algum desconto, mesmo que isso seja porque o mercado não atribui uma perspectiva de crescimento, afinal de contas, o que se busca nesse caso é a segurança de saber que vai receber os dividendos.


Ou investe ou distribui


Outro tipo de ações que vi bastante estão em setores que terão que fazer investimentos em 2020 ou adiante. Ações do setor de construção ou saneamento, por exemplo, vão entrar numa avenida de investimentos só para manter participação nos seus mercados.


Nesse caso, a empresa não vai distribuir o máximo que conseguir, ela vai precisar investir para crescer, o que inclusive pode ser uma alocação muito mais inteligente do capital que ela dispõe, desde que seja bem feito.


Mas não é esse tipo de empresa que queremos comprar para receber dividendos, nós queremos empresas com pouco espaço ou necessidade de crescimento, que vão gerar muito dinheiro que não terá condições de fazer investimentos e distribuirá para os acionistas.


Ações para dividendos em 2020


ALUP11: a Alupar é uma empresa que gera e transmite energia em vários locais do Brasil, além de operações na Colômbia e no Peru. É uma empresa redonda que negocia a múltiplos baixos, com poucos investimentos a fazer, deve distribuir bons dividendos em 2020. Olha onde ela atua.


Empreendimentos da Alupar

BRSR6: o Banrisul é o banco estadual do Rio Grande do Sul, o preço da ação negocia com desconto na expectativa de que o governo estadual faça uma oferta de parte das ações, forçado ou não pelo governo federal para melhorar as contas estaduais que estão em situação dramática. Vendendo ou não, eles precisam dos dividendos para pagar as contas, o que garante essa distribuição para os demais acionistas, tem segurança e tem upside.


VALE3: a Vale dispensa apresentações e você não verá em nenhuma lista de dividendos, mas eu vou tomar esse risco aqui, a empresa deve anunciar um acordo com o MP nos próximos meses e no próximo trimestre deve estar quase caixa líquido, o que vão fazer com todo esse dinheiro mal alocado? Não tem investimento pra fazer, vão ter que distribuir mesmo, deve ser em 2020, acho que vale o risco.


É isso, as 3 que falei no começo, mas vou deixar mais duas empresas que vale a pena dar uma olhada, porque elas em dinheiro em caixa que não é possível dizer se será investido ou distribuído, são: ENAT3 e EMBR3.


Se quiser ajuda para investir dinheiro, me envie uma mensagem, clique aqui!


Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!



9 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com