Buscar
  • fredericopereira191

A bolsa de valores no seu dia a dia


Ambiente em que pessoas negociam valores mobiliários diariamente, mas isso não mostra a bolsa de valores.

A sua falta de educação financeira te impossibilita de "ver" a bolsa de valores no seu dia a dia, isso faz com que a maioria das pessoas ache que a bolsa de valores seja um negócio distante, exclusivo de pessoas ricas, um ambiente especulativo e inóspito. Nada mais longe da verdade.


Como entusiasta do investimento em bolsa de valores, ou melhor, do investimento para ser sócio das maiores empresas do país, me sinto na obrigação de atacar essa questão. Sendo assim, no texto abaixo vou tentar mostrar a você como a bolsa de valores, ou as empresas que tem ações negociadas nela, são parte do seu dia a dia.


Vou anexar o link da página de "Relações com Investidores" de cada empresa nos códigos que vão entre parênteses assim que menciono o setor em que a empresa atua, de forma que você acesse rapidamente o site da empresa e possa conhecê-la melhor, além disso, sugiro que você acesse o site fundamentus.com.br se quiser uma resumo rápido dos números do negócio.


Pela manhã

Acho que eu acordava assim... kkkk

O brasileiro médio, acredito eu, acorda cedo e já toma um banho, com água que vem de algum sistema de empresa que presta serviço de água e esgoto (SBSP3, SAPR11, CSMG3, EMAE4), e toma café com pão, biscoito ou coisa parecida que foi comprada em algum supermerdado (PCAR3, CRFB, MDIA3), não necessariamente nessa ordem.


Óbvio que ele faz isso já conferindo as últimas notificações de aplicativos que recebeu no celular, essa ferramenta essencial que precisa de dados (OIBR3, TIMP3, VIVT4) e energia. Mas energia é um negócio que pode ser dividido em 3 partes, por isso esse detalhamento, você tem as geradoras (ENEV3, CPRE3, OMGE3, TIET11), as transmissoras (TAEE11, TRPL4, ALUP11) e as distribuidoras (CMIG4, CPLE6, EQTL3, LIGT3, ENBR3); mas algumas já estão em mais de uma linha e outras já atuam em todas (ENGI11, EGIE3, ELET6, CPFL3), existem várias outras, tentei destacar as principais, se você mora no Brasil e usa energia kkkk, com certeza usa energia que foi gerada, transmitida e distribuída por uma dessas empresas.


Tirando os mais jovens, que vão pra escolas ou faculdades (COGN3, YDUQ3, SEER3, ANIM3), a grande maioria vai trabalhar para o governo (tesouro direto), que capta dinheiro via plataforma em parceria com a bolsa de valores, ou empresas como bancos (ITUB4, BBAS3, BBDC4, BRSR6), companhias aéreas (GOLL4, AZUL3), grandes varejistas (MGLU3, VVAR3, LREN3, GUAR3, AMAR3) ou empresas do ramo de saúde e/ou seguros (HAPV3, GNDI3, FLRY3, SULA11, PSSA3).


Se quiser minha ajuda para investir, clique aqui.


Pela Tarde

Esse não era eu almoçando, eu acho.

Depois de uma manhã de atividades, por volta do meio dia costumamos almoçar, a grande maioria come arroz, feijão (CAML3) e carne (BEEF3, MRFG3, JBSS3, BRFS3); muitos comem em shoppings (BRML3, ALSO3, IGTA3), em restaurantes de comida rápida (MEAL3, BKBR3).


Para se locomover de casa pro trabalho e voltar, as pessoas costumam usar automóveis, seja moto, carro ou ônibus. Esses veículos precisam de petróleo (PETR4, ENAT3, PRIO3) como matéria-prima e como combustível (CSAN3, BRDT3, UGPA3); também de aço (GGBR4, CSNA3, USIM5, FESA4) e, obviamente, são montados com várias peças (TUPY3, LEVE3, MYPK3, FRAS3).


A tarde de trabalho pode ser em outras varejistas (BTOW3, LAME4, HGTX3, NTCO3), ou indústrias (WEGE3, ROMI3, SHUL4), empresas de celulose (SUZB3, KLBN11), locadoras de veículos (MOVI3, LCAM3, RENT3), empresas de TI (LINX3, TOTS3, SQIA3), ou outras empresas de saúde e/ou seguros (QUAL3, IRBR3) ou farmácias e/ou remédios (RADL3, PFRM3, HYPE3).


A bolsa de valores no seu dia a dia


Provavelmente deixei muita empresa boa de fora, já que fiz sem pesquisar, só lembrando num rápido esforço mental, mas acho que deu pra passar a mensagem, deu pra perceber que as empresas que tem ações negociadas na bolsa de valores estão no nosso dia a dia.


Mais importante, que você pode conhecer e entender as empresas no seu dia a dia, quando vai a um supermercado, quando aluga um carro ou quando compra algo online; você pode avaliar a qualidade do serviço ou produto que a empresa oferece, o que diz muito sobre o preço da ação no longo prazo.


Se quiser ajuda para investir, clique aqui!


Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

80 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com