Buscar
  • fredericopereira191

Analisando os preços dos 5 fii's híbridos mais rentáveis em 12 meses


Bela vista de Los Angeles

Esse é o primeiro texto que pretende mostrar análises de preços de fundos imobiliários, começamos analisando os preços dos 5 fii's híbridos mais rentáveis nos últimos 12 meses (segundo o fundsexplorer.com.br).


Mas vamos fazer isso de uma forma diferente, as pessoas costumam analisar os fii's apenas pela parte fundamentalista, o que é um erro. Não que não seja correto fazê-lo, pelo contrário, é a primeira parte.



O que está errado é fazer essa análise e já partir para comprar ou vender ativos, o correto é utilizar mais uma ferramenta para decidir os melhores momentos de compra e venda. Nos textos dessa série vamos analisar exatamente isso, na prática. Vamos lá.


1 - BRCR11

Gráfico Semanal de BRCR11

O BRCR11 é um fundo com 11 imóveis em SP (maioria) e RJ, o fundo distribuiu 15,83% de rendimentos livres de IR nos últimos 12 meses, o que não é nada mal.


Observe a oscilação dos preços no gráfico, marquei os 3 momentos em que o preço voltou nas médias nos últimos 2 anos, excelentes momentos de compra das cotas, principalmente com a perspectiva contínua de juros caindo.


A ideia é mostrar como pode-se ter paciência para comprar cotas de um fundo imobiliário que paga bons rendimentos. Você poderá comprar por preços bem melhores fazendo isso.


2 - MFII11


O MFII11 é um fundo imobiliário de desenvolvimento que distribuiu 9-71% de rendimento nos últimos 12 meses.


Observe que temos um gráfico bem "bagunçado", depois de forte subida, o fundo corrigiu na média, o que pareceu ser uma oportunidade de compra, mas logo depois caiu ainda mais.


O que nos faz lembrar que olhar gráficos de preço só serve para procurar bons pontos de negociação, não serve para analisar qualidade do ativo, é preciso fazer a análise fundamentalista antes de ver os gráficos.


É justamente essa análise que poderia dar o embasamento para que o investidor comprasse as cotas depois daquele forte gap de baixa, quando o preço da cota engatou novamente uma tendência de alta.


3 - RBRD11


O RBRD11 é um fundo que tem alguns imóveis alugados para varejistas, que distribuiu 8,72% no últimos meses.


Perceba no gráfico que as cotas desse fundo imobiliário foi bem menos volátil nos últimos anos, mantendo uma tendência de alta nos preço que deu poucas oportunidades para quem estava interessado.


Marquei as duas oportunidades em que a média de 5 cruzou a de 20 para baixo, momento que entendo que a cota havia caído o suficiente para que nós pudéssemos procurar por oportunidades.


Isso não impede que você tenha uma estratégia diferente de procurar pontos de entrada, diferentes estratégias podem ter sucesso no mercado financeiro. Você poderia, por exemplo, comprar cotas quando o preço faz novo topo.


4 - CXRI11


O CXRI11 é um fundo que investe em outros fundos e papéis, distribuiu 8,13% de rendimentos nos últimos 12 meses.


Perceba que ele deu duas boas oportunidades de compra nesse mesmo períodos, mesmo depois de fazer máximas como está fazendo agora.


Por ser um fundo com rendimento bom e relativa estabilidade, parece interessante esperar uma volta às médias para fazer a entrada.


Perceba também que é um fundo recente, o que deve ser considerado na sua análise fundamentalista, pois histórico de resultados do fundo ou, pelo menos, do administrador e do gestor, nos ajudam a não cair em ciladas.


5 - HGRU11


Gráfico Semanal de HGRU11

O HGRU11 é um fundo ainda mais novo, mas de uma gestora que tem bom histórico nesse mercado. Faça sua análise fundamentalista e avalie a qualidade, depois olhe para o gráfico acima.


Não faz muito tempo que tivemos uma boa oportunidade de comprar cotas. Mas ela ainda nem rompeu o topo anterior. Então uma volta na média de 20 pode ser interessante.


Perceba que por mais novo que o fundo seja, sempre é bom ter paciência para esperar os melhores momentos, mesmo que você já tenha o dinheiro para investir, esse mercado não vai deixar de existir, espere.


Conclusão


É isso, faça isso com os outros fundos da lista de híbridos, faça isso com os que você já estudou os fundamentos.


Não tenha pressa para comprar cotas de fii's, o mercado ainda vai ficar funcionando depois que nós passarmos dessa para melhor. Tenha paciência.


Espere pelos melhores momentos, note que esse não é um bom momento para comprar nenhum dos fundos dessa lista. Todos fazendo topo, espere uma correção.



Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!


73 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com