Buscar
  • fredericopereira191

AS 7 MELHORES FRASES DE MERCADO COMENTADAS


Uma biblioteca é fonte inesgotável de conhecimento!

Sou um cara viciado em ler, quem me conhece sabe disso. Leio muito e compulsivamente, não me vejo em um mundo sem livros, seria muito ruim mesmo.


Uma das partes boas de ler é conhecer o que outras pessoas pensam, principalmente aquelas que tiveram sucesso e às quais eu não teria acesso se não existissem livros.


No mercado financeiro temos ótimos exemplos de caras que tiveram muito sucesso nos últimos 100 anos, ler sobre eles é muito interessante, alguns deles tem frases sensacionais sobre o mercado financeiro.


Essas frases contém tanta sabedoria reunida, que resolvi escrever esse texto citando-as e comentando, para que você tenha acesso a essa sabedoria e possa aplicar em seus investimentos. Vamos lá.


1 – “Você deve investir como um casamento católico: para a vida toda”. Warren Buffett


É comum que as pessoas peguem essa frase em um contexto errado, porque ele enriqueceu investindo em ações. Costumam dizer que ele entende que o investidor deve comprar ações de empresas que ele terá para o resto da vida.


Em parte, é isso mesmo que ele quis dizer, mas não foi só isso. Na sua biografia ele foi além, a ideia não quer dizer apenas sobre os ativos que você compra, mas o seu próprio patrimônio.


Ou seja, você deve cuidar dos seus investimentos como um cônjuge deve cuidar do seu matrimônio, para a vida toda. Você deve ter um forte compromisso para construir um relacionamento positivo no longo prazo, você deve zelar pela sobrevivência, dedicar tempo para cuidar e cultivar, enfim, é uma missão de vida.


Trate seus investimentos dessa forma, é a primeira grande lição de Warren Buffett.


2 – “O que é importante não é se você está certo ou errado, mas quanto dinheiro você faz quando está certo e quanto você perde quando está errado”. George Soros


Óbvio que essa frase serve mais para especuladores, que vão entrar em várias negociações ao longo dos anos. Mas é fundamental para qualquer um no mercado financeiro.


A mensagem fundamental que está implícita na frase é a de que seus ganhos precisam ser os maiores possíveis e, principalmente, suas perdas precisam ser as menores possíveis.


Observe que até a estratégia do Warren Buffett incorpora isso, já que ele compra ativos muito baratos ou de altíssima qualidade, justamente para que o tamanho de suas possíveis perdas sejam muito pequenos.


Ou seja, procure por assimetria positiva em suas negociações: perdas pequenas e lucros grandes, isso é fundamental!



3 – “Nunca compre ações com dinheiro que você poderá precisar em breve”. Luiz Barsi


Essa frase aparentemente simples contém uma heurística poderosíssima, pois se você respeitar a ideia, jamais precisará fechar uma negociação no prejuízo por conta de uma necessidade imediata.


Ou seja, você precisará se planejar para ter uma reserva de emergência, você precisará separar dinheiro para o longo prazo e você precisará estudar negociações com horizontes de médio e longo prazo. Então a frase simples faz você tomar várias decisões corretas.


Esse mesmo efeito eu já ouvi falar de Edmund Safra, o mega banqueiro tido como um dos maiores gênios financeiros de todos os tempos, ele sempre tinha “liquidez” (reserva de emergência para o investidor comum), mesmo especulando assiduamente no mercado financeiro mundial.


4 – “Você precisa de paciência, disciplina e capacidade para receber as perdas e enfrentar as adversidades sem enlouquecer”. Charles Munger


Estou escrevendo esse artigo depois de 2 anos de mercado em tendência de alta no Brasil, a maioria das pessoas que entrou na bolsa durante esse período nunca viu um mercado de baixa, ou de lado, a maioria não sabe ainda o que é perder dinheiro no mercado.


Essas pessoas não conhecem a parte ruim do negócio de investir dinheiro no mercado financeiro, elas ainda não passaram pelo verdadeiro teste, o de ver a cotação ir contra você, mesmo sabendo que comprou um ativo muito bom, que tem um preço mais alto do que o que está na tela.


Essa parte ruim, ou mais difícil, de ser investidor é a que pouca gente fala, mas que, muito provavelmente, é a mais importante. Você precisa saber lidar com as eventuais perdas, se você quiser ter sucesso nesse negócio de investimento.


5 – “A curto prazo o mercado é uma máquina de votação, mas, a longo prazo, o mercado é uma balança”. Benjamin Graham


Essa é uma das frases mais antigas e marcantes do mercado. Já o era na época em que ele escreveu, pois naquela época o investimento em valor praticamente não existia. Passou a ser mais ainda, depois do surgimento da teoria dos mercados eficientes.


O Graham foi um dos primeiros a utilizar e divulgar a ideia de que no curto prazo o mercado é irracional, o que gera diversas oportunidades para aqueles que têm consciência de que no longo prazo o preço certo irá prevalecer.


Seja uma ação, um fundo imobiliário, um título de renda fixa, um carro, um imóvel ou um pequeno negócio, eventualmente nós o encontraremos sendo negociados a um preço com desconto, é nesse momento que nós precisamos ganhar dinheiro.


6 – “O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres”. Jesse Livermore


Não vale só para especuladores, também vale para investidores. Não é fácil investir dinheiro, assim como não é fácil especular. É preciso ter disciplina, pesquisar, testar, acumular, perseverar.


Não é um negócio para quem não está disposto a aprender sempre, se você não tem essa pretensão, terceirize a gestão do seu dinheiro, é a melhor decisão de investimentos que você vai tomar na vida.


É um negócio que demanda pesquisa, demanda sangue frio, demanda um grande dose de ceticismo e uma grande dose de fé em si mesmo. A despeito das heurísticas que podem ser aprendidas, o investidor ou especulador está constantemente refletindo sobre múltiplas decisões, com múltiplos cenários.


Não é um bicho de 7 cabeças, é gratificante, mas comece sabendo disso.


7 – “O momento de grande pessimismo é o melhor para comprar e o momento de grande otimismo é o melhor para vender”. John Templeton


Para quem vive e estuda o mercado financeiro, isso é totalmente evidente, mas poucas pessoas realmente conseguem ver o longo prazo para tomar a decisão de comprar e vender nesses momentos.


Você já deve ter lido “longo prazo” aqui algumas vezes, mas sou forçado a repetir, porque os caras que “bateram” o mercado nos últimos 100 anos, como o autor desta frase, tinham essa visão, conseguiam ver além do pessimismo ou otimismo momentâneo.


Além disso, e tão importante quanto, conseguiram ir “contra a manada”, o que é uma das lições mais importantes para investidores e especuladores. Quase todos os grandes sempre falam algo parecido com a frase de Nelson Rodrigues: “A maioria é burra”.


Enfim, essas foram as frases, espero que você tenha aprendido, compreendido e que coloque esses ensinamentos em prática.



Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

31 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com