Buscar
  • fredericopereira191

As 8 principais macro tendências dos mercados


As 8 macro tendências dos mercados
Charlie Munger, a mente que melhorou Warren Buffett

Esse senhor da imagem vai completar 100 anos em 2024, escolhi ele porque foi o cara que ajudou o maior investidor de todos os tempos a olhar e aproveitar as macro tendências.


Sejamos justos, Buffett já era bom antes de Munger, como value investor, mas ele melhorou muito quando se aliou a Munger, que o fez enxergar valor de uma forma diferente.


Munger mostrou a Buffett o poder das empresas que conseguem crescer constantemente, que estão inseridas em tendencias globais, que estão desbravando mercados, e a aceitar pagar mais por elas.


Os resultados falam por si mesmos, juntos eles criaram a Berkshire, uma das maiores empresas do mundo e o maior caso de sucesso em investimentos visto na história da humanidade.


Para tentar copiar essa ideia poderosa, é preciso estar ciente das macro tendências atuais, então nesse texto vou abordar as 8 principais nos dias atuais:


- Cloud

- Novas Mídias

- Semicondutores

- E-commerce

- Carro Elétrico/Autonômo

- Fintech

- Gaming

- 5G


No fim, acho importante pensar bem sobre essas tendências, sobre outras tendências mais novas e ainda não tão comentadas, então concluo falando sobre isso. Vamos lá!


Mas antes, com sua licença, sou assessor de investimentos, vou deixar um link para você me enviar uma mensagem no Whatsapp se quiser conversar.


1 - Cloud


As 8 principais macro tendências dos mercados
Imagine todo mundo conectado, quantos dados precisamos armazenar?

Ou nuvem, melhor dizendo, computação em nuvem, que é o armazenamento e organização de dados em nuvem, parece irrelevante se nós pensarmos só nos nossos dados pessoais.


Mas as empresas precisam guardar e processar os dados que eles conseguem dos clientes e possíveis clientes; além disso, precisam medir e estudar seu desempenho nas diversas áreas do negócio, então precisam de infraestrutura pra isso.


Você já deve ter ouvido falar que "dados" são o novo "petróleo", todo mundo quer, todo mundo está disposto a investir para ter mais dados, pra usar melhor os dados, etc.


Estima-se que a receita desse setor vai subir entre 16 a 18% nos próximos 7 anos, isso é praticamente triplicar o tamanho do setor; e nós estamos falando em negócios "asset light", ou seja, aumentos de receita costumam resultar em aumento do preço das ações.


Segue os 3 principais ETFs do setor:


- SKYY: First Trust Cloud Computing ETF

- WCLD: WisdomTree Cloud Computing Fund

- CLOU: Global X Cloud Computing ETF


Se quiser conversar comigo sobre assessoria de investimentos, clique aqui.


2 - Novas Mídias


As 8 principais macro tendências dos mercados
Faltou marca aí, como Tik Tok, Spotify, Netflix, entre outras.

A forma mais fácil de entender isso é olhar para as crianças, você já percebeu que elas não assistem TV aberta? Que elas não olham para outdoors? Ou dão a mínima atenção para panfletos ou qualquer mídia antiga?


Aliás, pense no seu próprio dia a dia, tem ideia de quanto tempo passa no smartphone? E quanto desse tempo é consumido em redes sociais como Instagram, TikTok, Spotify, Facebook, Twitter, etc.


Tanto adultos, quanto crianças, estão passando boa parte do tempo em redes sociais e novas mídias de vídeo e áudio, o que torna esses "ambientes" os ideais para fazer propaganda.


É mais do que o tempo gasto nesses apps, é a forma como a mídia está se transformando, as propagandas são mais produtivas do que as antigas, todos os públicos são melhor atendidos.


Isso abre espaço para que empresas de todos os tamanhos possam investir em propaganda, o que aumenta demais a capacidade de geração de receita do setor, gera muito mais negócios pra todo mundo.


Você vai perceber que esse negócio está ligado a outras tendencias, mas aqui está um ETF focado no setor:


- SOCL: Global X Social Media ETF


3 - Semicondutores


As 8 principais macro tendências dos mercados
Esse negócio de silício estará em quase todos os objetos que utilizaremos mais e mais no futuro.

Quase tudo que veremos nesse texto depende de alguma forma da indústria de semicondutores, porque tudo que usamos nesse mundo de tecnologia precisa disso:


- smartphones;

- computadores;

- carros elétricos/autonômos;

- servidores;

- etc.


Pra usar melhor o exemplo dos carros, atualmente estamos fazendo uma transição de carros a combustão para carros elétricos, mais semicondutores nos carros; também queremos que esses sejam autonômos, muito, muito mais semicondutores nos carros.


Na verdade, estamos indo além, queremos ter uma "casa inteligente", que produz a própria energia e que possamos controlar à distância, MAIS semicondutores; já ia me esquecendo, queremos ter "cidades inteligentes" também, MAIS ... você já entendeu!


Isso me lembra aquele velho ditado: "Quem vence a corrida do ouro é quem vende as pás e as picaretas", bom, sem semicondutores não tem quase todas as outras tendências; então segue alguns ETFs do setor:


- FTXL: First Trust Nasdaq Semiconductor ETF

- SOXX: iShares PHLX Semiconductor ETF

- SMH: VanEck Vectors Semiconductor ETF

- PSI: Invesco Dynamic Semiconductors ETF


Se você quiser conversar sobre como comprar esse tipo de ETF de forma segura e com um assessor para ajudar, clique aqui.


4 - E-commerce


As 8 principais macro tendências dos mercados
O comércio eletrônico está explodindo em tudo que é lugar e mudando pra sempre os negócios.

Você pode estar surpreso de ver comércio eletrônico nessa lista, depois dessa pandemia principalmente, pra nós que moramos em grandes cidades, com amplo acesso a internet, já parece ser algo consolidado, com pouca perspectiva, mas pense de novo.


Pense no Google, antes as pessoas tinham que saber ler, tinham que ter acesso a uma enciclopédia ou uma biblioteca, ou pense no Uber, as pessoas precisavam ter dinheiro para o táxi ou aguentar o transporte público.


Esses negócios mudaram o mundo, não só porque permitiu que as pessoas que tinham acesso a biblioteca tivessem acesso a conteúdo de forma mais fácil, ou permitiu que pessoas trocassem o táxi caro e lento por algo mais barato e mais ágil, mas, principalmente, porque permitiram que muito, muito mais pessoas tivessem acesso a conteúdo e transporte.


No comércio esse processo é muito mais longo, quanto mais pessoas compram online, mais o ecossistema se desenvolve, mais comerciantes vem pro online, mais pessoas começam a comprar online.


A medida que a internet avança, chega a regiões remotas, chega de forma mais barata, mais pessoas começam a comprar online, não vou repetir o processo, você já entendeu.


A penetração do e-commerce no comércio global já é grande nos países desenvolvidos, mas nos emergentes ainda é baixa, justamente os que tem mais gente, ainda tem muito, muito o que crescer. Então segue alguns ETFs:


EBIZ: Global X E-Commerce ETF

ONLN: ProShares Online Retail ETF

EMQQ: Emerging Markets Internet & Ecommerce ETF


5 - Carro elétrico/Autonômo


As 8 principais macro tendências dos mercados
Elon Musk apresentando um de seus carros elétricos

Imagine uma pessoa que ama seu cavalo, ela cresceu vendo todo mundo andando a cavalo, desde cedo ela queria aprender a andar a cavalo, agora ela tem um cavalo e o utiliza como seu principal meio de transporte.


O seu cavalo é seu carro movido por um motor a combustão, o qual você precisa dirigir todo dia, porque o futuro é de carros elétricos e autônomos. Pareceu exagerado? kkkk... pra mim também é, ainda é difícil acreditar.


O pessoal que andava a cavalo também deve ter tido essa dificuldade, mesmo assim me parece que essa transição vai ser mais longa e talvez tenhamos outras formas de energia pros carros, mas quanto a autonomia, parece não ter volta.


Esse movimento não é só coisa de empresas novas como a Tesla, todas as grandes montadoras estão nessa corrida, a Jaguar anunciou que só produzirá carros elétricos a partir de 2025, por exemplo.


Todas as grandes techs investem bastante em novos meios de mobilidade, a Apple já anunciou projeto de carro autônomo; o negócio está nascendo, e, como todos já sabem, quem chega primeiro bebe água limpa, então segue alguns ETFs:


- KARS: KraneShares Electric Vehicles & Future Mobility ETF

- HAIL: SPDR S&P Kensho Smart Mobility ETF

- LIT: Global X Lithium & Battery Tech ETF


Atualmente ajudo vários clientes a investir no exterior, comprando ETFs em diversos países, conte comigo para lhe assessorar, clique aqui!


6 - Fintech


As 8 principais macro tendências dos mercados
A partir do celular, faremos quase todas as transações financeiras possíveis.

Mais uma vez, outra macro tendência que parece já estar no nosso dia a dia, que parece não ter mais tanto potencial, agora que todo mundo já conhece, mas não se engane, esse negócio está só começando.


Apesar de muitos já usarem bancos digitais para movimentar dinheiro, 90% do dinheiro investido no Brasil, por exemplo, ainda está nos grandes bancos.


Apesar de muitos bancos oferecerem PIX com taxa zero, como deve ser, ainda tem muita gente pagando taxa em TED, DOC e, pasmén, PIX.


E nesses casos, aqui vai o mais importante, estamos falando apenas das pessoas que já são "bancarizadas", tenha isso em mente, pois o potencial de crescimento desse negócio acompanha o potencial de crescimento da internet, dos smartphones, etc.


O normal, o esperado, para os próximos anos é que mais e mais pessoas usem smartphones para fazer quase todas as transações financeiras que precisamos fazer, só isso já é um enorme potencial de crescimento.


Mas isso gerará uma imensidão de dados que farão com que as empresas sejam cada vez mais assertivas e a produtividade continue crescendo, o que fará com que o processo se retroalimente e atraia mais pessoas.


Nem falei de blockchain, melhor participar, aqui estão alguns ETFs:


FINX: Global X Fintech ETF

ARKF: ARK Fintech Innovation ETF

IPAY: ETFMG Prime Mobile Payments ETF



7 - Gaming


Assim como muitas pessoas usarão smartphones para fazer transações financeiras, muitas também usarão para jogos, e gastarão muito dinheiro nisso.


Você deve ter visto notícias de que objetos foram vendidos no "mundo virtual" por um preço mais elevado do que no "mundo real".


As próprias empresas já estão lançando produtos "virtuais", parece inacreditável, certo? Mas é verdade, até roupas "virtuais" já existe,, eu me sinto velho falando isso.


Se ainda não está acreditando, clique aqui.


O potencial disso é, simplesmente, incompreensível, se as pessoas podem criar, acreditar e viver em uma "realidade virtual", quantas dessas podem ser criadas? Parece inacreditável?


Olhe para as crianças, muitas delas já passam uma quatidade de horas absurda em jogos online, pegue um Free Fire da vida, por exemplo, pra elas o jogo é quase uma necessidade, elas gastam no jogo como se fosse uma realidade, deixam de comprar coisas na vida real pra comprar objetos no jogo.


Melhor investir nisso do que jogar dinheiro fora em outra realidade, segue alguns ETFs:


- HERO: Global X Video Games & eSports ETF

- ESPO: VanEck Vectors Video Gaming and eSports ETF

- NERD: Roundhill BITKRAFT eSports & Digital Entertainment ETF


Quantos % do seu capital já está em dólar? Vamos conversar sobre a importância e as vantagens disso, clique aqui!


8 - 5G


As 8 principais macro tendências dos mercados
Com o 5G nós veremos surgir as "cidades inteligentes", será um salto em produtividade.

Se você está lendo esse texto já deve ter passado pela situação a seguir: você está em algum lugar e o sinal da sua internet cai pro 3G, as fotos não carregam, vídeos por esquecer, as mensagens de texto demoram a chegar.


Mas daí você muda de local e volta o 4G, pronto, tudo volta ao normal, você pode assistir seu vídeo tranquilamente. Já aconteceu comigo várias vezes, e com você?


Pois é, você acha que a diferença do 3G pro 4G é grande, eu também, pois saiba que a diferença do 4G pro 5G é maior, estamos prestes a dar um salto gigantesco no que podemos fazer com sinal de internet.


Acho que a imagem acima é a melhor ilustração do que podemos ter com o 5G, que são cidades inteligentes, mas não fica por aí. As empresas poderão dar saltos de produtividade, diminuindo custos, diminuindo acidentes, processando mais dados e numa velocidade maior, além de ter acesso a mais dados.


Um exemplo, a São Martinho projeta ter ganhos de produtividade implantando 5G nas fazendas e nas usinas, controlando diversos equipamentos de forma remota e diminuindo perdas tanto no plantio, quanto no processamento da cana de açúcar.


Se uma empresa agrícola vai se beneficiar disso, imagine uma indústria, uma varejista, e agora nós só imaginamos os ganhos, mas o processo se retroalimenta, novas tecnologias serão desenvolvidas a partir disso, enfim, segue alguns ETFs:


SNSR: Global X Internet of Things Thematic ETF

VOX: Vanguard Communication Services ETF

AIQ: Global X Artificial Intelligence & Technology ETF


9 - Conclusão


As 8 principais macro tendências dos mercados
Blockchain é outra grande tendência, ETFs são ótimas ferramentas para aproveitar oportunidades

Por fim, deixa eu compartilhar algumas dúvidas e ideias que voltam às minhas reflexões com certa frequência.


1 - estou sempre tentando entender quem são os fornecedores nessas tendências, me parece que, por exemplo, semicondutores se beneficiam de quase todas elas ao mesmo tempo, concorda? (me envia uma mensagem ou comenta o texto).


2 - nós estamos assistindo algumas empresas tentando surfar várias dessas tendências ao mesmo tempo, parecido com o que as techs chinesas fizeram (e continuam fazendo), então podemos ver uma "junção" de várias tendências em uma só empresa, ou poucas delas, enquanto as pessoas concentram as compras, o banco, a rede social, etc, em poucos apps, concorda?


3 - Essas "macro tendências" já estão bem avançadas, mas tem outras coisas que estão nascendo, veja setor aeroespacial, por exemplo, tem um potencial gigantesco nas próximas décadas, outro, hidrogênio verde, seria uma revolução se o custo caísse como caiu o de energia solar, por que não pode acontecer também? É de se pensar que a assimetria nesses novos negócios é bem maior.


Pra fechar, lembre-se que sou assessor de investimentos, clique aqui para me enviar uma mensagem e nós conversamos sobre tendências e investimento no exterior.


Era isso, boa sorte, invista em ações e grande abraço!

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo