Buscar
  • fredericopereira191

Como encontrar uma ação barata?


Benjamin Graham: um homem que sabia encontrar ações baratas

Vamos com um texto leve hoje, uma dica para aqueles que querem ir atrás das "barganhas da bolsa", mas sem ter que perder noites de sono atrás de um tesouro escondido.


Na verdade, poderia ter colocado uma foto do Peter Lynch acima, já que essa ideia se parece com as que ele colocou em seu livro.


Vamos lá, a ideia é simples, vou explicar e mostrar ao mesmo tempo, pra no fim já tirar algumas ações que podem merecer ser estudadas mais de perto.



Os filtros de preço


Passo 1: entre no site "fundamentus.com.br" e clique em "Busca avançada por empresa", que você encontra no canto superior direito. Na página que abrir, terá:


Tabela com filtros no site fundamentus.com.br

Passo 2: preencha os dados que lhe permitirão pegar uma lista de ações que sejam baratas, mas não qualquer uma, nós queremos empresas rentáveis que estejam sendo negociadas a preços baixos. Então faça o seguinte:


i. Na linha (P/L) coloque "o" (zero) no primeiro espaço (min) e "10" (dez) no segundo espaço (max), isso lhe dará somente empresas que tenham índice preço/lucro positivo, excluindo empresas que incorrem em prejuízo, e lhe dará empresas com no máximo 10 de P/L, abaixo da média da bolsa de valores que é de 12.


ii. Na linha (P/VP) coloque "0" (zero) no primeiro espaço (min) e "3" (três) no segundo espaço (max), isso lhe dará somente empresas que estejam sendo negociadas a no máximo 3 vezes o valor patrimonial (o que já é bastante coisa) e empresas pelas quais o mercado ainda está disposto a pagar alguma coisa pelo patrimônio.


iii. Na linha (ROE) coloque "0.10" no primeiro espaço e "0.99" no segundo espaço (max), isso lhe dará empresas que crescem pelo menos 10% ao ano e excluirá casos problemáticos que estejam com números distorcidos.


Ou seja, o site vai filtrar as empresas rentáveis da bolsa que estão negociando a múltiplos de preço baixos, isso vai nos dar uma lista enorme de empresas, mas na qual nós podemos encontrar alguma coisa interessante.


A lista de ações


Hoje, no mesmo momento em que escrevo o texto, fiz exatamente o que descrevi acima. A lista que encontrei foi a seguintes.


IDNT3 / CSNA3 / BRKM5 / ELEK4 / ELET6 / CEBR6 / CIEL3 / CEDO4 / UNIP6 / BNBR3 / CRPG6 / CMIG4 / GUAR3 / CSAN3 / CTSA4 / TAEE11 / BGIP4 / PRIO3 / AGRO3 / PTBL3 / EKTR4 / TIMP3 / TRPL4 / ECPR3 / BRAP4 / SGPS3 / CTNM4 / BBAS3 / ROMI3 / BRSR6 / SAPR11 / SHUL4 / ENBR3 / ALUP11 / TUPY3 / FESA4 / BEES4 / SLCE3 / BRML3 / GPCP3 / EEEL3 / ABCB4 / EMAE4 / MYPK3 / EALT4 / PTNT4


Obs.: já tirei daí os códigos de ações da mesma empresa.


Em cima dessa lista, vamos aplicar outros filtros, baseados em dicas de grandes investidores e que aprendi com o tempo.


Passo 3: o primeiro filtro é do próprio Peter Lynch, uma das dicas mais conhecidas dele é a de investir em empresas que você conhece, ou que é cliente ou para a qual já trabalhou (ou mesmo que algum parente trabalha).


Peter Lynch: esse é o cara que diz que qualquer pessoa pode investir em ações

Só de olhar para a lista, reconheço e tenho opinião sobre várias, mas já tenho 10 anos de mercado financeiro. Mesmo assim, a maioria das pessoas já ouviu falar de:


CSNA3 - a siderúrgica CSN já existe a décadas e é muito conhecida no Sudeste;

ELET6 - a Eletrobrás é grande conhecida no país inteiro, diretamente ou via subsidiárias;

GUAR3 - é a Riachuelo, varejista muito conhecida, principalmente no Nordeste;

TIMP3 - é uma das maiores empresa de telefonia e dados do país, a TIM;

BBAS3 - é o banco mais antigo do país, o Banco do Brasil.


Algumas são locais, como SAPR11, que é a Sanepar (paranaenses), e BRSR6, que é o Banrisul (gaúchos). Procure por esses casos que você conhece, esse é um excelente começo.


Vá em cada código e pesquise sobre a empresa oara que você tenha uma ideia, seja por conhecer, seja por entender ou gostar do ramo de negócios.


Note que temos bancos, energia, saneamento, varejistas, entre outros setores. Também temos empresas com muito a crescer, enquanto temos empresas que são boas pagadoras de dividendos.


Escolhendo as barganhas


Talvez o maior erro dos caçadores de barganhas seja dar muita atenção ao que está muito barato, quando na verdade o ideal é olhar para o outro lado, para o que tem maior potencial de gerar lucros no futuro, o que não está sendo precificado no mercado.


Passo 4: procure na lista por empresas que estejam em setores que podem ampliar muitos seus lucros de alguma forma, ou estejam fazendo algo que possa fazer isso acontecer.


Notícia no Brazil Journal essa semana

Por exemplo, essa semana saiu notícia de esforços na área digital da SGPS3, que está em um setor historicamente complicado em termos de margens de lucro, mas que passou por um turnaround muito positivo e agora parece acordar para o potencial do varejo online.


Isso faz da SGPS3 (Springs Global) uma das empresas da lista que estão negociadas a preço baixo, que já tem um bom histórico de rentabilidade e podem fazer com que isso seja ainda melhor no longo prazo se a empresa conseguir empreender uma presença online forte.


Passo 5: procure por empresas que estejam por significativas mudanças em sua administração, algo que, muito provavelmente, mudará a realidade da empresa.



Notícia no Money Times sobre privatizações

Para resolver o problema fiscal do país, a nível federal e estadual, o Governo precisará vender empresas, que geram tanto custos trabalhistas insustentáveis, como são um antro de corrupção.


Depois de privatizada, uma empresa tende a melhorar muito de performance, salvo casos raros de controladores desonestos, o que faz com que o preço das ações avancem bastante. Ou seja, essas empresas podem gerar bons lucros no futuro.


Basta uma olhada na lista para você reconhecer várias estatais: BBAS3 / CMIG4 / BRSR6 / SAPR11 / ELET6; sendo as mais interessantes.


Enfim, procure por fundamentos para que esses negócios melhorem seus lucros e façam mais dinheiro no futuro, pois isso vai refletir de forma positiva no preço da ação no futuro.


Como encontrar uma ação barata?


Por fim, pra finalizar com uma dica prática, você provavelmente gostará de várias dessas empresas, então você não saberá por qual começar, ou precisará filtrar bastante para ficar somente com algumas.


Então aqui vai uma dica prática: espere pelo melhor ponto no gráfico para entrar na ação, não se preocupe de perder o primeiro movimento de alta, nem de esperar por uma correção. Se o potencial de subida da ação é grande, então será bastante inteligente esperar que o mercado comece a precificar da forma como você espera.



Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!



60 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com