Buscar
  • fredericopereira191

Dynamo Cougar: uma homenagem e uma super dica para investidores



Dynamo Cougar: uma homenagem e uma super dica para investidores

Uma das coisas que aprendi cedo na vida foi o seguinte: existem bons exemplos em todas as áreas em que podemos atuar, aprender com eles é uma forma inteligente de avançar.


No mercado financeiro existem poucos exemplos realmente interessantes que se dispõe a informar e educar, mas com toda certeza um dos melhores exemplos é o fundo de investimentos em ações Dynamo Cougar, da gestora independente Dynamo.


Esse texto é uma homenagem ao fantástico desempenho (na imagem abaixo) comentado adiante, é um convite a conhecer o conteúdo fantástico disponibilizado pelos gestores e um aviso, ou dica, sobre a filosofia de investimento que eles adotam.



Dynamo Cougar (linha verde), Ibovespa (linha vermelha) e 100% CDI (linha pontilhada). Gráfico de 14 anos


Nos últimos 14 anos são 990,86% de retorno absoluto, contra 363,85% do CDI e 256,20% do Ibovespa, uma rentabilidade relativa de 272,33% do CDI.


Infelizmente não encontrei o gráfico considerando o desempenho completo, desde 1993 quando o fundo nasceu, pois os resultados são ainda mais impressionantes.


Só por isso o Dynamo Cougar já é digno de aplausos, mas a Dynamo vai muito além por dois outros motivos: primeiro, pelo trabalho de publicar cartas trimestrais sobre o mercado financeiro e os investimentos; segundo, pela divulgação e promoção da filosofia de investimentos mais vencedora que conhecemos.


Esses dois pontos são o assunto deste texto.


Mas antes, com a sua licença, se você quer conhecer outros bons exemplos do mercado financeiro e, mais importante, entender como realmente este funciona e como se aproveitar disso, acesse meu livro sobre isso clicando na imagem abaixo:




A “biblioteca” Dynamo para investidores


A Dynamo mantém em seu site as suas cartas trimestrais, publicadas desde o nascimento do Cougar, clique no link abaixo para acessar:


Link das cartas dynamo


Essas cartas são conhecidas como leitura obrigatória para quem quer trabalhar com ações no mercado financeiro, abordam quase todos os assuntos possíveis, detalham e comentam os resultados do fundo ao longo dos anos e propagam a filosofia da equipe de gestores.


Vai muito além, as cartas são recheadas de diversos assuntos que envolvem o mercado financeiro como:


- análise de ações específicas (Ambev, Natura, etc);

- economia comportamental;

- direito societário;

- regulação do mercado de capitais;

- estratégias de investimento;

- análise macroeconômica do Brasil e de países parceiros;

- dentre outros assuntos.


Além das cartas, a Dynamo também disponibiliza as referências bibliográficas das cartas, o que constitui uma lista enorme de materiais que são fontes interessantes para quem quer se especializar em investimentos, você pode acessar essas listas no link abaixo:


Link para biblioteca Dynamo


Enfim, a gestora disponibiliza material abundante para todos os investidores que quiserem aprofundar seus conhecimentos sobre ações, investimentos, mercado financeiro, economia comportamental, direito societário, entre outros assuntos que envolvem investimentos (quase tudo, kkk).


Estratégia de Investimentos Dynamo


A melhor forma de apresentar isso é usando a palavra deles, os principais elementos que embasam a estratégia:


- critério de investimentos fundamentalista. Só investimos onde julgamos entender o negócio. Não somos market timers. Não pretendemos adivinhar a psicologia dos mercados. Não usamos derivativos para alavancar os fundos.


- preocupação com preservação patrimonial;


- escolha de ativos e companhias de qualidade, com administração competente e íntegra, atividade rentável, potencial de crescimento e política corporativa que busque a criação de valor para os acionistas;


- investidores presentes, procurando colaborar pró-ativamente com as companhias a fim de adcionar valor ao negócio. Atitude de sócio ativo e não de minoritário passivo;


- Estabelecimento de um estreito relacionamento com os administradores da empresa.


Além desses elementos, eles detalham no site que a prática de gestão comporta duas grandes tarefas:


1 – O trabalho de seleção, onde se procura definir os investimentos, a partir de um estudo criterioso, detalhado e abrangente de identificação do valor intrínseco.


2 – O trabalho de monitoramento, onde se procura acompanhar o desenvolvimento das empresas e sugerir práticas corporativas visando maximizar o valor previamente identificado.


Ou seja, eles buscam o que no mercado conhecemos como “value investing”, ou investimento em valor, com uma atuação direta e propositiva junto às companhias que entram como sócios.


Nas cartas não escondem a admiração por Warren Buffett e Charles Munger, os bilionários da Berkshire que adotaram e também propagam essa mesma filosofia de investimento.


A dica mais interessante que alguém pode te dar sobre investimentos


É a dica que a Dynamo dá em suas publicações e que eu costumo dar nas minhas também: invista em valor, ou seja, procure comprar ativos prósperos e lucrativos, que estejam sendo negociados a preços baixos, e mantenha-os por muito tempo.


Essa é a forma mais simples e curta de explicar a estratégia conhecida mundialmente como “value investing” ou, traduzindo, investimento em valor; que é propagada por lendas do mercado financeiro como:


- Warren Buffett;

- Benjamin Graham;

- Charles Munger;

- Peter Lynch;

- Luiz Barsi;

- dentre outros.


Essa estratégia é mais aplicada ao mercado de ações, onde ficou mais evidente, mas vale para qualquer tipo de ativo que gere renda, como fundos imobiliários e pequenos negócios, no fim das contas, você precisa comprar barato algo que vai lhe gerar renda no futuro.


Por fim, não vai adiantar nada comprar esses ativos e não saber aproveitar os benefícios de longo prazo, não vai adiantar comprar barato e vender assim que eles se valorizarem. O objetivo é aproveitar a renda que eles podem nos proporcionar, então compre para o longo prazo.


Essa é, resumidamente, a super dica que a Dynamo vem divulgando tanto com suas publicações, quanto, principalmente, com seus resultados impressionantes nos últimos 26 anos de Dynamo Cougar.


Espero que você tenha gostado e te convido, novamente, para ler meu livro e assim poder ter uma “visão macro” do mercado, saber como ele funciona e como se aproveitar dele, clique na imagem para conhecer.




Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!

27 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com