Buscar
  • fredericopereira191

Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre


Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre
General Luna e Silva, CEO da Petrobras atualmente

Quatro vezes por ano eu faço um exercício para revisar as ações que estou interessado em comprar e/ou manter, baseado em alguns critérios que adoto, faço isso logo depois das temporadas de divulgação de resultados.


A imagem acima é pra lembrar do principal destaque dessa temporada de resultados, a antecipação de dividendos da Petrobras.


Na verdade tenha quatro listas:


- Dividendos

- IPO's

- value investing

- growth investing


As duas primeiras você pode encontrar facilmente no Google, vendo a composição do Indice de Dividendos da B3 e pesquisando pelos IPO's dos últimos 24 meses, respectivamente.


As outras duas são as que mudam logo depois das temporadas de resultados, porque levam em conta critérios que envolvem múltiplos de preço, então vejamos como ficaram após a divulgação do segundo trimestre de 2021.


No final a gente conversa mais sobre as listas, vamos lá.


Lista de ações de value investing


Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre
John Neff, um value investor, costumava comprar ações bem descontadas.

Para ações de value investing, estou em busca de preços negociando abaixo de 3 vezes o valor patrimonial, mas de negócios que gerem um ROE de pelo menos 10%.


Mas não queremos todos os negócios negociando nessa condição, prefiro negócios que sejam menores, que valham menos de R$ 15 bilhões na B3, e, obviamente, negócios que você consiga acessar os balanços facilmente na internet, ou seja, sem tranqueiras.


Depois disso, você deve encontrar uma lista parecida com a seguinte:


TPIS3 / GPIV33 / PCAR3 / RAPT4 / CESP6 / CSMG3 / POSI3 / ALUP11 / SAPR11 / ENBR3 / ENGI11 / SULA11 / ALLD3 / CAML3 / TRIS3 / JHSF3 / ROMI3 / POMO4 / AGRO3 / JPSA3 / PSSA3 / VULC3 / TGMA3 / EZTC3 / SEER3 / DIRR3 / IGTA3


Se você pesquisar, vai perceber que algumas dessas ações estão no Indice de Dividendos, então se comprar elas, provavelmente será como ação de dividendos, que é uma estratégia diferente.


Outras eu dificilmente compraria, como as duas primeiras, que são espécies de holdings "complexas", com histórico de resultados, pra dizer o mínimo, complicados.


Sublinhei as que me chamaram mais atenção, já que estou procurando por vencedores no longo prazo, a partir daí vou pro gráfico procurar pontos de entrada de acordo com estratégia pré-estabelecida para esse tipo de ação.


Sou assessor de investimentos, se quiser conversar sobre ações, clique aqui.


Lista de ações de growth investing


Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre
Peter Lynch, um homem que soube comprar crescimento

Essa lista é um pouco mais complicada, ela começa filtrando os negócios com ROE e/ou ROIC de 10% ou mais, isso gera duas listas grandes.


Junta tudo e, como primeiro filtro, tire as ações com valor de mercado abaixo de 1 bilhão ou acima de 15 bilhões, tire também as estatais, isso já diminui bastante a lista.


Você deve chegar a um total de 123 ações, daí faz um ranking, acrescentando um ponto pra cada critério a seguir:


- tendência de alta no gráfico semanal;

- receitas subindo;

- margens subindo;

- lucro subindo.


75 ações terão 3 pontos ou mais, mesmo assim você ainda terá ações que você não quer ter, como EUCA4, que tem sérios problemas de governança, ou empresas de dividendos, como TAEE11 e BRDT3, que não cabem nessa estratégia.


Tem também ações que fizeram IPO recente, como RDOR3, BLAU3 e VAMO3, que se encaixam em outra estratégia que uso, também tiro; você vai encontrar ações que vimos na lista de value investing também como AGRO3, JHSF3 e RAPT4, então tiro (mas gosto de ver essas que estão nas duas).


Lembre-se que a ideia aqui é comprar crescimento, encontrar negócios que tenham grandes chances de se multiplicar ao longo dos próximos anos, então quando olho para a lista remanescente, gosto das seguintes:


TASA4 / RANI3 / SMTO3 / TUPY3 / FESA4 / VIVA3 / ENAT3 / SIMH3 / WIZS3 / LOGN3 / EMAE4 / GRND3 / WEGE3 / SHUL4 / ENEV3 / BPAC11



Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre


Minhas listas de ações após resultados do segundo trimestre
Lord Keynes, o grande economista investir em small caps com grande potencial.

Obviamente, você deve estar pensando que viu erros na lista, mas toda regra tem exceções, e nós temos, não tem problema, desde que não sejam várias e que tenham motivos muito bons.


Nem todo IPO faz parte da lista de ações que me interessam, estou atrás apenas daqueles que estão desbravando a "nova economia", lembre-se disso, é muito importante.


Na lista de dividendos, lembre-se de que consistência é fundamental, se o negócio for cíclico ou estiver sendo disruptado, não vai fazer sentido comprar.


Por fim, filtrar as ações com mais potencial não resolve o problema, é preciso ter uma estratégia de investimentos para negociar os diferentes tipos de ações.


Pra comprar dividendos, uma estratégia, pra comprar growth investing, outra estratégia, pra value investing, outra, pra IPO recente, outra; tendo as estratégias, tenha disciplina pra fazer.


Lembrando, sou assessor de investimentos, se quiser conversar sobre ações, me envie uma mensagem, clique aqui!


Era isso, boa sorte!


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo