Buscar
  • fredericopereira191

O indicador mais importante para o trader de sucesso


CBOT, a maior bolsa de commodities do mundo, em Chicago, vazia!

A imagem acima é para provocar uma reflexão, que tipo de negócio você acha que fará em uma bolsa nesse estado? Nenhum realmente interessante! Não tem ninguém negociando aí, como é que o preço vai oscilar o suficiente para você fazer dinheiro? Quase impossível que você faça algum dinheiro aí. Agora observe a imagem a seguir.


CBOT lotada, a foto fica até distorcida!

Um dia de negociação forte, muita gente comprando e vendendo, o caos saudável, pelo menos para quem tem a perspicácia para fazer dinheiro. Esse é o tipo de ambiente que você vai fazer dinheiro, se for um trader de sucesso.


Essa provocação inicial é para enfatizar o principal indicador que um trader de sucesso usa, aquele que todo mundo que faz dinheiro tem como um dos mais importantes, se não o mais importante: o VOLUME!


Existem 2 tipos de traders, os swing traders e os day traders, vou mostrar aqui como o volume é importante para esses traders.


Mas mesmo que você pense naqueles que investem em longo prazo, ou que são position traders, pergunte a eles se compram ações que não tem volume de negociação, poucos o fazem, geralmente quem tem sucesso nesse negócio, dá muito valor pro volume!




Por que o volume é tão importante?


É simples demais, o trader precise que haja uma oscilação de preço rápida e grande, quanto mais amplo e veloz for o movimento a favor do trader, melhor será o seu lucro. Acontece que para isso acontecer, é preciso que haja muita gente negociando, ou seja, muito volume.


Se o volume for baixo, o preço tende a se movimentar de forma lenta e errática, o que é muito ruim para quem quer fazer dinheiro em prazos curtos:


- swing trader: quer fazer dinheiro em alguns dias, no máximo poucas semanas;

- day trader: quer fazer dinheiro dentro do mesmo dia.


Então o trader de sucesso procurará por momentos ou motivos que provoquem o aumento do volume de negociação do ativo e, obviamente, terá sempre o indicador de volume plotado no gráfico.


Vejamos exemplos dos dois tipos de operações para entender a importância.


O volume para o swing trader


Esse mesmo mês de julho de 2019 nós tivemos dois excelentes exemplos da importância do volume, que ficaram entre os melhores swing trades do mês. Vamos a eles.


Gráfico diário de BRFS3 - Brasil Foods (Perdigão+Sadia)

As barras abaixo do gráfico representam o volume, perceba que elas são muito maiores nos dias em que o preço se movimenta bastante. Ou seja, não é dificil perceber e identificar o crescimento do volume nas negociações dos ativos.


A questão fica em identificar o motivo e entender o potencial de continuação do movimento. no caso das quedas era uma correção de alta anterior, a subida depois tinha fundamento interessante com a empresa conseguindo melhorar o nível de alavancagem, importante para qualquer negócio. Vamos a outro.


Gráfico diário de VVAR3

Um dia antes do primeiro candle aí, houve o leilão que trocou o controlador, o investidor de prazo mais longo já havia comprado antes mesmo desse dia, corrido risco maior porque o horizonte dele é muito maior. O swing trader de sucesso esperou o volume aparecer, o que aconteceu 11 dias depois, como fica claro no gráfico.


Coloquei até uma linha lá no volume, para ficar mais claro como o volume supera muito os dias anteriores e, mais importante, é a partir daí que o preço começa a subir forte. Ou seja, pra ter oscilação rápida e forte, precisa de VOLUME!


Isso fica ainda mais claro para o próximo tipo de trader.


O volume e o daytrader


Observe o seguinte gráfico.


Gráfico de 15 minutos do mini de dólar

Perceba na imagem que demarquei justamente as partes dos dias que tem mais volume, geralmente pela manhã, perceba que é justamente nesse momento que os candles são maiores, os movimentos são maiores. No restante do dia os movimentos são, na maioria das vezes, pequenos e erráticos.


Antes de comentar, vamos ver do outro ativo especial para daytraders.


Gráfico de 15 minutos do mini de Ibovespa

A mesma coisa que no dólar, fica nítido que o volume é que empurra o preço, seja para cima ou para baixo. Ou seja, o VOLUME é fundamental!


Agora tente pensar como um daytrader:


- se ele for um scalper, ele vai preferir fazer várias operações durante esse período de volume;

- se ele for um grafista, ele vai preferir as entradas que nesse período, pra já tentar abrir uma operação lucrativa;

- se ele for discricionário, a melhor entrada vai ser nesse período, mesmo que não seja a favor, porque é nesse momento que os grandes estão firmando suas posições.


Enfim, o day trader de sucesso, adora o volume alto e deve fugir do volume baixo.


Conclusão


Seja você um investidor de longo prazo, seja uma swing trader ou um day trader, não importa, você precisa olhar o volume, é CRUCIAL!


Isso é desde que esse mercado começou, sendo ainda mais enfático, até um feirante que vende verduras, quando ele chega na feira e vê pouca gente comprando, pouco volume, ele já sabe que não vai ser bom.


Porque quando você lidar com oscilação de preços, você precisa do caos, você precisa estar no momento em que o movimento de gente comprando e vendendo é maior. Você precisa procurar por isso.



33 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com