Buscar
  • fredericopereira191

O principal hábito dos milionários


Dois homens estudando, aprendendo e trabalhando.

Quem acompanha meus textos neste site já deve estar ciente que venho postando aqui ideias que tirei do livro “O milionário mora ao lado”, do Thomas J. Stanley e do William D. Danko.


Nesse livro, eles compartilham os hábitos e as ideias dos milionários norte americanos, que extraíram em duas décadas de pesquisa. Os resultados são surpreendentes e muito instrutivos.


São cerca de 300 páginas muito informativas sobre a forma que as pessoas adotaram para acumular dinheiro, das quais é possível extrair o que é o principal hábito dos milionários. É sobre isso que vamos conversar nesse texto.



Quem são esses milionários?


Tem um trecho no livro que indica bem isso:


“Há mais de cem anos isso já era verdade. Em The American Economy, Stanley Lebergott revisa um estudo feito em 1892 sobre os 4.047 milionários americanos. Ele relata que 84% eram ‘novos ricos, que chegaram ao topo sem se beneficiar de nenhuma herança’”.


A “verdade” é que a maioria dos milionários são pessoas que construíram a própria fortuna ao longo de uma vida de acumulação de dinheiro. Essa mesma constatação foi feita atualmente nas pesquisas dos autores do livro.


Ou seja, a grande maioria dos milionários começou com pouco ou nada, acumulou durante uma vida de trabalho. Você vai perceber que isso está diretamente conectado com o principal hábito dos milionários.


Quem realmente precisa fazer exercícios?


Você já deve ter percebido que a maioria das pessoas quer estar fisicamente em forma, também sabe que a maioria sabe exatamente o que é necessário para alcançar esse objetivo: fazer exercícios.


Quando você olha uma pessoa fisicamente em forma, parece que ela não precisa fazer exercícios, porque já está em forma. Mas essa visão está errada, na verdade, ele está em forma justamente porque faz exercícios regularmente.


Ou seja, todos precisam fazer exercícios para estar em boa forma física, tanto aqueles que já estão em forma, como aqueles que precisam ficar fisicamente em forma.


Perceba que o que diferencia as pessoas que já estão em forma e as que não, é justamente a regularidade da prática de exercícios físicos. Mas você deve estar se perguntando o que isso tem haver com o assunto, vamos lá.


O principal hábito dos milionários


A diferença entre os milionários e os não milionários é justamente o fato de que os primeiros trabalham para se manter financeiramente em forma, enquanto os últimos pouco fazem para estar financeiramente em forma.


Ou seja, o principal hábito dos milionários é fazer o que é necessário para acumular dinheiro, eles gastam tempo para planejar e organizar as finanças pessoais, gastam tempo estudando e planejando investimentos.


Pessoas ricas sabem exatamente quanto gastam no cartão de crédito e tem um ou dois, no máximo.

No livro os autores afirmam que se você quer se tornar rico e permanecer rico, você precisa responder “sim” para as 4 perguntas a seguir:


1 – Sua casa funciona com base num orçamento anual?


Quando os milionários não tem um orçamento muito bem organizado dos gastos, eles criam um ambiente econômico artificial de escassez para si e para os outros membros da família. Muito poucos ganham o suficiente para ignorar essa preocupação e a grande maioria vive sobre o mantra “pague a si mesmo primeiro”.


2 – Você sabe quanto a sua família gasta por ano em alimentação, roupas e moradia?


Apenas um terço dos não milionários respondem “sim” a essa pergunta, enquanto dois terços dos milionários respondem “sim”. Perceba a diferença significativa, isso indica a importância do principal hábito dos milionários, que é cuidar do dinheiro e trabalhar para estar em forma financeiramente.


3 – Você tem um conjunto claramente definido de objetivos diários, semanais, mensais, anuais e para toda a vida?


A maioria dos milionários da pesquisa já havia atingido vários dos objetivos de vida e a comparação com pessoas da mesma idade e faixa de renda, permite observar que os financeiramente livres são mais felizes que os que não são. Ou seja, os milionários atingiram seus objetivos, sendo ser financeiramente livre o principal, e isso resulta em uma vida muito mais gratificante.


4 – Você passa muito tempo planejando seu futuro financeiro?


A grande maioria dos milionários responde “sim” para essa pergunta, aqueles que não o fazem são aqueles que receberam a fortuna por herança ou aqueles que tem uma renda tão alta, que conseguem acumular com facilidade. Os demais planejam o futuro, investem com visão de longo prazo e procuram tomar decisões com base em seus objetivos financeiros.


Conclusão


Enriquecer é uma questão de hábitos, de princípios, de pensamento de longo prazo, de muito trabalho em planejar e executar. Faz a gente se lembrar daquela famosa frase de Benjamin Disraeli:


“O segredo do sucesso é a constância do propósito”.


Trazendo para o nosso contexto, ter o enriquecimento como um propósito de vida e ser consistente na busca por esse propósito, se organizando, planejando e trabalhando para ter sucesso.


É isso que faz a maioria dos milionários, essa é a realidade.



Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!

57 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com