Buscar
  • fredericopereira191

O que é IPO ou Oferta Pública?


IPO ou Oferta Pública acontece nas bolsas de valores, como a B3.


IPO é uma sigla em inglês para: Initial Public Offering; traduzindo-a: Oferta Pública Inicial. Esse evento do mercado financeiro marca o momento em que uma empresa, ou um fundo fechado (ex.: imobiliário), oferta uma participação a qualquer investidor que tiver interesse de ser sócio.


Exemplficicando, quando a Camil, uma das maiores empresas de alimento do país, resolveu vender uma parte das ações da empresa no mercado, cedendo participação para qualquer investidor, fez uma Oferta Pública Inicial de suas ações na bolsa de valores, sob o código CAML3.


Antes de ter ações negociadas no mercado, uma empresa é de capital fechado. O IPO é o momento em que "abre o capital", passa a ser de capital aberto.


Outro exemplo, a CSHG Gestora de Recursos resolveu abrir um fundo imobiliário para investir em imóveis de logística em várias cidades do país, fez uma Oferta Pública Inicial de cotas do CSHG Logística, seu fundo imobiliário de código HGLG11.


Ou seja, o IPO ou Oferta Pública Inicial é a entrada em negociação do ativo financeiro que será negociado no mercado.


Por que fazer uma Oferta Pública?


Para os fundos imobiliários é a forma de captar os recursos necessários para fazer os investimentos.


Tanto no início do fundo, quanto depois para aumentar o capital; já que são fundos fechados, não podem receber dinheiro a qualquer momento como os fundos abertos, só por meio de ofertas públicas.


Para as empresas é uma forma de captar dinheiro no mercado para fazer mais investimentos ou é uma forma de remunerar o sócio fundador ou controlador, que construiu a empresa e no IPO vende uma parte do negócio.


Observe que dependendo do preço do IPO, o dinheiro que entra para a empresa é muito mais barato do que seria se fizesse um empréstimo.


Isso acontece porque o preço da ação pode sair muito acima do valor do patrimônio da empresa, já que os investidores comprarão a expectativa que for vendida na oferta.


Como investir dinheiro? (com a sua licença)


Se você está buscando informações sobre IPO ou ofertas públicas, deve estar começando a conhecer o mercado financeiro.


Isso me obriga a te ajudar a dar os melhores primeiros passos possíveis, por isso te convido a conhecer e ler o livro que escrevi com esse objetivo, clique na imagem abaixo:





Vale a pena investir em IPO?


A resposta mais certa para essa pergunta é NÃO! Mas tem algumas nuances.


Na maioria das vezes o preço da ação na oferta pública é muito maior do que o preço que a empresa realmente vale, pois o banco de investimento que estrutura a oferta coloca o maior preço possível.


A intenção não é lesar os investidores, mas cumprir o objetivo da empresa que é levantar o máximo de recurso possível com o menor custo.


Os investidores não pagam qualquer preço, mas tem sempre aqueles que vão acreditar em tudo o que a empresa prometer para o futuro, fazendo com que o preço saia bem alto.


Contudo, é muito importante observar que isso não indica que o preço vá cair logo após a oferta, pelo contrário, pode até subir por causa da demanda, essa ocasião é quando vale “especular” no IPO.


Quando a demanda pelas ações de uma empresa são muito grandes, muitos investidores (principalmente fundos) não conseguem comprar tudo o que querem na oferta.


Então esses grandes investidores precisam comprar depois da oferta e o fazem no dia em que as ações ficam disponíveis no mercado, gerando uma correria de compradores.


O que obviamente faz com que o preço suba e gere ganhos para aqueles que compraram no IPO, então, nesse caso, vale a pena “investir” em IPO.


Cadastre seu e-mail e receba mais educação financeira, clique aqui!

6 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com