Buscar
  • fredericopereira191

O que é uma corretora de valores?


A maior corretora de valores do Brasil

É uma instituição financeira que é autorizada a intermediar as ordens de compra e venda de ativos financeiros dos investidores para as bolsas de valores.


Exemplificando, imagine que você tem R$ 30.000,00 e resolve comprar 1.000 ações de Banco do Brasil a R$ 30,00.


Você será obrigado a depositar seu dinheiro em sua conta numa corretora de valores e enviar uma ordem de compra para a mesma.


Pois você não tem autorização para enviar ordens diretas para a bolsa, só as corretoras de valores que tem.


Por que precisamos das corretoras de valores?


Para fornecer segurança e comodidade aos investidores, nós!


Nos meus textos sobre bolsa de valores (clique aqui para ler) e sobre a ação de uma empresa (clique aqui para ler), expliquei como a bolsa de valores surgiu e comentei sobre as primeiras negociações.


Se você leu, percebeu que nos primórdios os negócios geraram muitas fraudes, daí a criação da bolsa de valores, pelo mesmo motivo surgiu a figura do corretor de valores.


Assim como as autoridades resolveram criar a bolsa de valores para organizar as negociações com as ações da Companhia, evitando fraudes, logo as pessoas perceberam a necessidade de alguém que representasse os investidores.


Então surgiu o corretor de valores e, consequentemente, as corretoras de valores, cujo papel era ajudar os investidores com a burocracia da negociação e com as informações necessárias para investir.


Atualmente essa missão permanece, as corretoras de valores investem muito dinheiro para manter a estrutura computacional necessária para fornecer a transparência e a segurança necessárias para as negociações.


Além de produzir e fornecer as informações necessárias para que os investidores aprendam sobre as diversas oportunidades de investimentos e conheçam as características de cada uma.


Como começar a investir? (com a sua licença)


Se você está procurando conhecimento sobre mercado financeiro, acredito que esteja começando ou querendo começar a investir dinheiro.


Pensando nisso, entendo que posso te ajudar nessa jornada, escrevi um livro que fornece o conhecimento básico que você precisa para ser um investidor bem-sucedido, clique na imagem abaixo e conheça!





Como escolher uma corretora de valores?


É um processo de decisão pessoal, então o que posso fazer é te dar alguma dicas:


- como a maioria não cobra taxas de manutenção de conta ou coisa parecida, não se preocupe em abrir várias contas, abra conta em todas que você achar interessante e teste a plataforma, o site, o atendimento, etc;


- depois de abrir várias contas, escolha aquelas que melhor se adaptem as suas estratégias de investimento, pode ser mais de uma, pois algumas zeram taxas de ações, outra de FII’s, outra fornece algum tipo de serviço diferenciado;


- se você precisa de algum tipo de assessoria, se precisa ou deseja contar com alguém para conversar, trocar ideias e tirar dúvidas, escolha uma corretora que tenha assessores de investimento;


- escolha corretoras que forneçam várias alternativas de investimento, quanto maior o leque, maior o número de oportunidades que você tem.


Como a corretora de valores ganha dinheiro?


Depende do tipo de investimento que você escolhe, então vou comentar os mais acessíveis e mais comuns:


- quando você compra no mercado a vista ou futuro uma ação, uma opção ou um contrato futuro: a corretora cobra uma taxa de corretagem, que pode ser fixa ou variável, dependendo do seu acordo com a mesma.


- quando você compra um título de renda fixa, seja público ou privado: a corretora cobra um “spread” em cima do valor da taxa de juros negociada, pode variar de acordo com a corretora e com o emissor do título.


- quando você compra uma cota de fundo de investimento: a corretora recebe uma parte das taxas que os fundos cobram, o que chamamos de “rebate”, tanto da taxa de administração, quanto da performance; o valor do rebate depende do acordo que a corretora faz com a gestora.


Cadastre seu e-mail e receba mais educação financeira, clique aqui!

12 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com