Buscar
  • fredericopereira191

O que é uma fintech?


O que é uma fintech? Como elas vão mudar a sua vida?

É um empresa de tecnologia (ou startup) que se propõe a atuar no setor financeiro da economia, ou melhor, se propõe a mudar a realidade do setor financeiro usando uma tecnologia disruptiva.


Nesse processo, a fintech entra em concorrência direta com os negócios que já atuam no setor, ao oferecer uma vantagem clara aos consumidores por meio da tecnologia que detém.


Exemplificando, o Nubank é considerado uma fintech, é uma empresa criada para oferecer serviços de banco, como depósito em conta, empréstimos, cartão de crédito e etc, sem ter agencias e sem cobrar taxas. Desta forma, o Nubank está em concorrência com os grandes bancos que formam o oligopólio bancário no Brasil.


Por que as fintechs fazem tanto sucesso?


Na verdade quem faz sucesso mesmo são as startups, são as empresas que estão mudando o mundo ao aplicar tecnologia nos diversos setores da economia. As fintechs são as startups do setor financeiro.


O sucesso desse movimento de empresas de tecnologia é melhor entendido se você analisar o histórico de Google e Amazon nos EUA.


O Google acabou com o negócio das enciclopédias, ao fornecer uma maneira de fazer pesquisa muito mais acessível e barata, mudou para sempre o setor de propaganda, ao permitir que pequenas empresas fizessem propagandas com orçamentos de qualquer tamanho. Esse movimento destruiu empresas grandes em ambos os setores.


O mesmo pode ser dito da Amazon, só que numa escala muito maior, essa empresa, que nasceu como startup, hoje é um colosso empresarial que fez de seu fundador o homem mais rico do mundo. No processo a Amazon mudou para sempre o mercado editorial e o varejo, ao criar uma loja online que entrega rapidamente os produtos em qualquer lugar do país.


Essas mudanças impressionantes fazem com que as pessoas esperem que novas startups façam o mesmo em outros setores, ou seja, que as fintechs façam o mesmo no setor financeiro.


Como as fintechs já estão mudando o setor financeiro?


Imagine que você possa ter conta em um banco sem pagar nenhuma taxa, mesmo tendo acesso aos mesmos serviços que em um banco grande, essa é a proposta do Nubank, do Banco Inter, do Banco Original, do Next, entre outros.


Imagine que você tenha uma loja, restaurante ou comércio em que as pessoas precisam usar cartões de débito ou crédito, a bem pouco tempo você era refém de Cielo ou Rede, pagava altas taxas para receber o dinheiro ou demorava muito para que isso acontecesse.


Agora fintechs como Pagseguro e Stone mudaram essa realidade, as taxas estão caindo e o dinheiro é recebido muito mais rápido.


Na China, as pessoas nem utilizam os bancos, eles tem “wallets”, são apps que permitem movimentar dinheiro sem nem acessar o sistema bancário, no Brasil você já pode fazer o mesmo com Picpay, PayPal e Iti.


Entre outras iniciativas que estão surgindo para atuar no setor financeiro, tanto de fintechs novas, como de empresas consolidadas que estão investindo em tecnologia para desenvolver novas soluções que agreguem valor na economia.


Como as fintechs mudam nossos investimentos?


De duas formas importantes, tanto na forma como nós investimos, como quando investirmos em fintechs.


A entrada das fintechs no mercado financeiro deve ajudar a tornar os investimentos muito mais acessíveis, um bom exemplo disso é o Banco Inter, que já oferece a possibilidade de investir em ações e fundos imobiliários sem pagar a taxa de corretagem, que é cobrada em corretoras de valores e bancos tradicionais.


Outros aplicativos como Warren, Toro e o próprio Nubank, oferecem formas cômodas de investir, fazendo com que qualquer pessoa consiga ter acesso imediato e barato ao mercado financeiro.


Também podemos tentar aproveitar esse movimento e investir em fintechs que tenham grandes chances de se tornarem grandes empresas, isso implica tomar um pouco mais de risco, mas pode ser feito.


Atualmente, é possível comprar ações de Banco Inter na bolsa de valores no Brasil e comprar ações de Stone e PagSeguro nas bolsas de valores dos EUA. Você também pode procurar por casas de investimento anjo e procurar por fintechs que ainda estão começando.


Fintech


Acho que você conseguiu compreender o que é uma fintech e como essas empresas podem mudar o mundo em que vivemos.


Aproveito a oportunidade para te convidar a ler meu livro sobre mercado financeiro, clique na imagem abaixo para conhece-lo.





Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!

26 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com