Buscar
  • fredericopereira191

O que são dividendos?


São os lucros que as empresas distribuem para os seus donos, aquelas pessoas que detém as ações da empresa (clique aqui para entender o que é uma ação).


Exemplificando, imagine que você tem um restaurante lucrativo e que administra corretamente as finanças do negócio, quando seu contador registra a sua retirada de lucros da empresa, coloca como dividendos, pois você é um sócio recebendo os lucros do negócio. Ele faz isso também porque dividendos são isentos de IR.


Trazendo para o mercado financeiro, se você tem ações de Enauta (ENAT3, antiga QGEP3), você costuma receber bons dividendos anuais, que caem na sua conta na corretora (clique aqui para saber o que é uma corretora) onde você possui as ações.


Por que precisamos falar de dividendos?


Pois essa é uma das melhores formas de enriquecer, ser dono de negócios prósperos e lucrativos que rendem dividendos ao longo de vários anos.


Não são poucos os exemplos de pessoas que ficaram muito ricas sendo poupadoras ao longo dos anos, alguns deles são: Warren Buffett e Luiz Barsi.


Uma rápida olhada na lista das pessoas mais ricas do mundo é o suficiente para observar que a maioria deles é dona de negócios de sucesso, ou seja, enriqueceram sendo donos de negócios.


Então se a pessoa quer enriquecer ou, pelo menos, ser financeiramente livre quando se aposentar, é uma boa ideia começar a comprar ações de negócios prósperos e lucrativos para receber dividendos e reinvesti-los.


Fazendo isso é muito provável que quando chegar o tempo de parar de trabalhar, ou pelo menos desacelerar o ritmo de trabalho, os dividendos gerados pelo dinheiro acumulado serão suficientes para prover a qualidade de vida a que você estará acostumado.


Como começar a investir? (com a sua licença)


Se você está procurando conhecimento sobre mercado financeiro, acredito que esteja começando ou querendo começar a investir dinheiro.


Pensando nisso, entendo que posso te ajudar nessa jornada, escrevi um livro que fornece o conhecimento básico que você precisa para ser um investidor bem-sucedido, clique na imagem abaixo e conheça!





Como investir para receber dividendos?


Você precisa comprar ações de negócios prósperos e lucrativos, então você precisa identifica-los.


Tem um ditado no mercado que diz mais ou menos assim: “O que vem dando errado, vai continuar dando errado; o que vem dando certo, vai continuar dando certo”.


Então, se você quer investir em empresas que vão dar dividendos nos próximos anos, procure pelas que já vem pagando dividendos regularmente.


Você pode verificar isso em diversos sites que informam os “yields” das ações, ou seja, quanto elas vem pagando em dividendos.


É interessante também verificar se a empresa tem margens de lucro líquido e ROE estáveis ao longo dos últimos 5 ou 10 anos, isso indica que o negócio é próspero e lucrativo.


Observe com atenção a magnitude do dividendo, qualquer valor abaixo de 6% ou menos deve ser desconsiderado, pois nem pode ser chamado de investimento.


Por fim, não invista dinheiro que você pode precisar no curto prazo, pois esse é um investimento de longo prazo.


Coloque dinheiro pra aposentadoria, como se você tivesse comprando um imóvel, pois você ficará com as ações enquanto ela continuar pagando bons dividendos.


Assessoria de investimentos


Se você quiser a minha ajuda para procurar por essas ações e investir, entre em contato comigo, clicando aqui.


Nós podemos escolher essas ações juntos e acompanhar a carteira ou podemos escolher um bom fundo de investimento em ações com foco em dividendos, se você achar melhor terceirizar essa gestão para um profissional especializado.

10 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com