Buscar
  • fredericopereira191

O trader e a falácia da pedra filosofal


Um notebook com gráficos não é o suficiente, entenda!

O trader é um profissional antigo no mercado financeiro, quando bem sucedidos esses profissionais ascendem na hierarquia das instituições financeiras. Enquanto escrevo posso dar bons exemplos disso, como André Esteves, do BTG Pactual, e Roberto Campos Neto, do Banco Central.


Mas nos últimos anos, com o avanço da velocidade da conexão com a internet e dos aplicativos para negociação nas bolsas de valores, essa profissão tem se popularizado, sendo tremendamente estimulada pelas instituições financeiras que fazem dinheiro cobrando taxas de negociação.


Nada impede que uma pessoa possa ser um trader de sucesso, assim como tem vários no mercado, mas ela precisa estar disposta a estudar e trabalhar para conseguir fazer dinheiro no mercado. O problema é que a maioria dos novos entrantes parece estar estudando e trabalhando com a ideia errada.


Eu chamo essa ideia de falácia da pedra filosofal.


A busca pela pedra filosofal


Cerca de 400 anos atrás, à medida que o conhecimento humano sobre a natureza avançava rapidamente, várias pessoas passaram a se dedicar à busca pela pedra filosofal. Para você ter uma ideia, Sir Isaac Newton fez isso por um tempo.


A pedra filosofal seria um objeto capaz de transformar qualquer metal em ouro (ou algum metal em ouro... kkk), o que daria ao inventor, ou proprietário, vastas e incomensuráveis riquezas.


Ou seja, várias pessoas empreenderam tempo e dinheiro em busca de uma fórmula mágica para gerar riqueza de maneira fácil pelo resto de suas vidas. Obviamente, foi tudo em vão!


Simplesmente descobriram que não existe fórmula mágica para transformar metais em ouro, a grande maioria perdeu o que tinha e o que não tinha. Aqueles que procuraram formas de utilizar os metais, e o conhecimento adquirido com as pesquisas, para produzir algo para a sociedade é que conseguiram gerar vastas riquezas.


A busca pela pedra filosofal no mercado financeiro


Faça um experimento rápido no Google, pesquise por “trade” ou “análise gráfica”, você encontrará páginas de corretoras e associados oferecendo aulas, cursos e plataformas que se propõe a ajudar as pessoas a fazer dinheiro como trader.


Você provavelmente já ouviu falar de palestras e cursos em sua cidade também, principalmente se você mora em alguma capital. Esse mercado está cada vez maior e mais movimentado.


Não há nada de errado em procurar por esse conhecimento, na verdade, é básico para que você consiga ser um trader de sucesso, o problema é que as pessoas estão em busca de uma “estratégia” que visualize o passado e possa ser replicada no futuro, fazendo dinheiro de maneira fácil, ou seja, uma pedra filosofal.


Diz o velho ditado: quem procura, acha. Corretoras e associados que visam lucrar com as taxas de negociação estimulam as pessoas a se aprofundar no assunto, o que não tem nada de errado, mas elas absorvem o conhecimento de maneira errada, elas estão atrás da pedra filosofal, algo que não existe.




A falácia da pedra filosofal


Uma falácia é quando uma ideia falsa simula a veracidade, faz as pessoas acreditarem em algo que não é verdade.


A falácia da pedra filosofal é quando as pessoas acreditam que há um objeto que transforma metal em ouro, ou quando as pessoas acreditam que há uma estratégia de negociação capaz de gerar dinheiro consistentemente no mercado financeiro.


Essa falácia é ainda mais cínica quando usa análises gráficas na procura de padrões do passado que supostamente vão se repetir. Pois a verdade é que os preços são aleatórios e mudam à medida que as coisas vão acontecendo, fazendo com que o verdadeiro negócio do trader seja tentar prever o futuro.


Ou seja, as pessoas que estão à procura de uma “estratégia” que lhe permita fazer dinheiro no mercado sem tentar entender o que está acontecendo e tentar antecipar o que vai acontecer, estão em busca da pedra filosofal, caíram nessa falácia.


O trader e a falácia da pedra filosofal


Os traders de sucesso rejeitam a falácia da pedra filosofal, eles utilizam o conhecimento sobre análise gráfica, fundamentalista e outras, como ferramentas para auxilio na tomada de decisão de compra e de venda depois que eles já formaram suas previsões sobre o futuro.


Eles fazem como aquelas pessoas que utilizaram o conhecimento que tinham sobre os metais para procurar formas úteis e produtivas de utilizá-los, em vez de tentar transformá-los em ouro. Não é garantia de sucesso, mas os que conseguiram fazer isso desfrutaram das tais “vastas riquezas”.


Então, se você quer ser um trader de sucesso, procure escapar da falácia da pedra filosofal, esqueça a facilidade que seria ter uma ferramenta que te permitisse fazer dinheiro de forma fácil, pois isso não existe.


Para ser um trader de sucesso você precisará ler e estudar o que está acontecendo e o que pode acontecer, partindo das ideias que você formar para a busca de oportunidades de negociação no mercado que lhe ofereçam assimetria positiva nos resultados das suas operações.


Lembre-se disso, muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!



11 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com