- fredericopereira191
Os 10 fii's de lajes comerciais que lideram ranking de rentabilidade

Um dos segmentos mais interessantes em fundos imobiliários é o de lajes comerciais. Só de pensar em ser dono de imóveis em grandes cidades, alugados para grandes empresas, advogados, clínicas médicas e outros profissionais liberais de alta renta, já me sinto bem melhor.
Quando você, inteligentemente, resolve pesquisar por fundos imobiliários de lajes comerciais, encontra 42 opções diferentes, o que implica na necessidade de filtrar esses fundos para decidir em quais investir.
Ano passado publiquei um livro que ajuda as pessoas a fazer exatamente isso, só que em qualquer segmento, além de escolher os segmentos, analisar os diversos fundos e montar uma carteira. Clique na imagem abaixo para conhecer o livro:
Utilizando uma parte da metodologia simples e eficaz que ensino no livro, selecionei os 10 fundos imobiliários de logística que você deveria analisar “hoje” para investir.
Mas, atente-se, esse texto não é uma recomendação de compra, se quer passei todos os filtros da minha metodologia para identificar os melhores fundos. Utilizei apenas parte da metodologia, ficando com esses 10 fundos. Aplicando até o final é que eu teria os melhores.
Então a intenção aqui é mostrar os 10 que já passariam nos primeiros filtros e que podem ser interessantes para uma análise mais aprofundada sobre administração, transparência, localização, diversificação e etc.
Segue a lista e uma breve descrição de cada fundo.
1 – FAMB11B – Edíficio Almirante Barroso
Esse fundo é dono do Edíficio Almirante Barroso no centro do Rio de Janeiro.
O imóvel é muito famoso pois abrigou a Caixa Econômica por muito tempo, tendo um Centro Cultural com teatro, cinema, salas de exposição, galeria e etc.
O problema é que a Caixa já avisou que vai sair do imóvel, o que colocar em xeque os rendimentos que estão sendo distribuídos.
É papel do investidor entender qual a perspectiva de arrumar outro inquilino e definir se vale a pena correr o risco do prédio ficar vazio.
O fundo pagou 14,88% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
2 – XPMC11 – XP CORPORATE MACAÉ
Esse fundo é dono do The Corporate, um prédio localizado no Bairro dos Cavaleiros em Macaé-RJ.
O Imóvel conta com 14 pavimentos e 721 vagas de garagem, é locado para a Petrobras até 2023 e está passando por uma renegociação.
O fundo pagou 11,05% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
3 – CXCE11B – CAIXA CEDAE

Esse fundo é dono de um imóvel localizado na região central do Rio de Janeiro e alugado para a CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos, para exercício de suas atividades administrativas.
O aluguel do imóvel tinha um contrato de 10 anos que vence em 2021, ficando a CEDAE com a opção de comprar o imóvel ou fazer outro contrato de locação. É importante que o investidor entenda os riscos envolvidos nessas negociações.
O fundo pagou 10,16% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
4 – SPTW11 - SP DOWNTOWN
Esse fundo tem dois imóveis na cidade de São Paulo:
- O Badaró, na rua Líbero Badaró, 633, Centro;
- O Belenzinho, na rua Padre Adelino, 550, Quarta Parada.
Ambos são locados para a Atento (site), que presta serviços de atendimento às relações entre empresas e seus clientes.
O fundo pagou 8,6% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
5 – CBOP11 – CASTELLO BRANCO OFFICE PARK
Esse fundo é dono de 50% da Torre Jatobá do Castello Branco Office Park, que fica em Barueri-SP.
Esse é o primeiro funda da lista que tem diversificação de inquilinos, pois os outros tem contratos com uma só empresa.
É importante que o investidor tenha ciência de que a multiplicidade de locatários atenua o risco do fundo.
O fundo pagou 8,64% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
6 – HGRU11 – CSHG RENDA URBANA

O fundo é dono de prédio do IBMEC Barra, que fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O que pode ser questionável ser classificado como laje comercial.
O contrato com o IBMEC vence em 2030, o que é um bom prazo para qualquer investidor. Não tem boa liquidez e é mais um que só tem um inquilino.
O fundo pagou 7,89% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
7 – HMOC11 – HEDGE SHOPPING PRAÇA DA MOÇA
Esse é fundo é dono do Condomínio do Shopping Praça da Moça, em Diadema-SP.
É um fundo destinado a investidores qualificados (que tem mais de R$ 1 milhão) e tem liquidez muito baixa.
Além disso, basta uma pesquisada rápida sobre o FII para entender que é o antigo GWRI11, que era dono de um prédio na Faria Lima. O que implica que o investidor tem que mudar sua classificação para “shoppings”, ou seja, outra classificação questionável.
Aproveitando a oportunidade, essas pesquisas são necessárias para conhecer os fundos em que queremos fazer investimentos, só o ranking de rentabilidade não é suficiente, precisamos de mais filtros quantitativos e qualitativos.
O fundo pagou 20,79% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
8 – BRCR11 – BTG PACTUAL CORPORATE OFFICE FUND
Talvez o fundo mais bem diversificado até aqui, possui 8 imóveis em 2 estados, segue:
- Brazilian FC, em São Paulo-SP;
- Edifício Cargill, em São Paulo-SP;
- CENESP, em São Paulo-SP;
- Edifício Eldorado Business Tower, em São Paulo-SP;
- Centro Empresarial Transatlântico, em São Paulo-SP;
- Edifício Volkswagen, em São Paulo-SP;
- Edifício Burity, em São Paulo-SP;
- Montreal, em Rio de Janeiro-RJ.
O que não diminui a importância de pesquisa sobre os inquilinos, os contratos, valor patrimonial, etc.
O fundo pagou 17,34% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
9 – FPNG11 – PEDRA NEGRA RENDA IMOBILIÁRIA
Poderia ter deixado esse fundo de fora, pois não tem nenhuma liquidez, nem é possível investir, mas contém um aprendizado.
O fundo só tem 50 cotistas, ninguém negocia as cotas, mas está listado no mercado. Isso acontece porque quando o fundo está listado no mercado os investidores tem isenção de IR nos rendimentos.
Ou seja, eles não tem intenção de disponibilizar a cota para negociação, só ter a isenção de IR. Como o limite é muito baixo, ainda é possível fazer isso.
O fundo pagou 9,96% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
10 – CTXT11 – CENTRO TÊXTIL INTERNACIONAL

Esse fundo é dono do Centro Têxtil Internacional localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo-SP.
Com uma ocupação próxima aos 100%, o fundo costuma pagar rendimentos regulares, além de oferecer boa diversificação para uma carteira de fundos imobiliários.
O fundo pagou 8,02% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
Como escolher os fundos imobiliários mais seguros e mais rentáveis
Por fim, deixa eu te convidar para aprender a minha metodologia de escolha de FII’s, clique na imagem abaixo e compre meu livro, leia e conte comigo para tirar quaisquer dúvidas quanto a minha metodologia.
Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!