Buscar
  • fredericopereira191

Os 3 motivos para você focar em Small Caps?


Lord Keynes, gestor de parte dos recursos de King's College durante quase toda a sua vida profissional.

Os 3 motivos para você focar em Small Caps é um texto para você entender de uma vez por todas que existe um tipo de ativo em que você deve manter o seu foco.


Quando digo focar, quero dizer que seus investimentos para a aposentadoria deveriam ser compostos por uma carteira organizada e diversificada em várias smaill caps.


Small caps são ações de menor capitalização, são partes de empresas que não são as maiores do país, para uma boa lista de small caps para começar, pegue a composição do índice delas, o SMALL11, você pode acessar clicando aqui.


Entre no meu grupo no Telegram, clicando aqui, para acompanhar mais conteúdo sobre small caps. Vamos aos 3 motivos.



Motivo 1: Lorde Keynes e o dinheiro do King's College


King's College em Londres, as universidades de Cambridge e Oxford.

O economista mais famoso do último século, talvez o mais influente da história, aquele sobre o qual todo mundo fala quando discute economia, seja bem ou mal, também foi gestor do dinheiro do King's College (Cambridge e Oxford), coisa que pouca gente sabe.


Acontece que inicialmente só deixaram ele cuidar de 10% do fundo, já que ele se propôs a investir no mercado de ações, ficando 90% do fundo com outro gestor que mantinha o dinheiro em títulos de renda fixa.


O sucesso de Keynes na gestão foi tão grande que os 10% cresceram para representar mais de 50% de todo o dinheiro do King's College em poucos anos, ele foi tão bem sucedido que continuou gerindo o fundo de ações até a sua morte.


O que importa pra gente é o seguinte: Keynes investia o dinheiro do fundo em Small Caps, mantendo uma carteira diversificada dessas empresas, geralmente em boas pagadoras de dividendos.


Já naquela época, o maior economista da história sabia qual tipo de ativo gerava os melhores retornos no longo prazo, ele nem tinha acesso aos dados que são os 2 outros motivos para focar em Small Caps.


Motivo 2: O retorno das Small Caps de 1925 a 2000 nos EUA


O desempenho das Small Caps superando as Large Caps de 1925 a 2000 nos EUA.

O professor Kenneth French, do MIT, fez um estudo para comparar ações pequenas, que são as small caps, as ações médias, que são as mid caps, e as ações grandes, que são as large caps; mas repare que na imagem ele retirou as médias para não poluir o gráfico, já que as mid caps tem desempenho semelhante às large caps.


Observe como o desempenho das Small Caps supera com folga o desempenho das large caps, lembre que Lord Keynes não tinha conhecimento desses números, já que ele começou a investir, e parou poucos anos depois do começo desses dados, bem antes do início desse gráfico, o que nos leva a crer que ele provavelmente tinha acesso a dados ainda mais antigos dos mercados europeus.


Alguém vai questionar que isso pode ser só nos EUA, mas não se engane com isso, os estudos do professor Kenneth incluíram Japão, França, Suécia, entre outros países; essa mesma dinâmica de Small Caps superando as mid caps e as large caps se mantém.


Acesse nosso grupo de Telegram para mais conteúdo sobre Small Caps, clique aqui.


Motivo 3: o desempenho de Small Caps de valor e de crescimento.


Estudo comparando ações de valor e de crescimento, small caps superam.

Outro estudo muito interessante fez uma comparação entre empresas "value" (de valor), que são empresas que negociam com desconto, e empresas "growth" (de crescimento), que são empresas que negociam a múltiplos altos por prometerem bastante crescimento, foi dos professores Fama e French.


Não vou me ater ao fato de que as ações de valor (value), que são o foco aqui no blog, superam as ações de crescimento (growth), que são as queridinhas no mercado, porque isso fugiria do assunto do texto.


Então vamos para o nosso foco, que são as Small Caps, observe a diferença de desempenho das ações pequenas de valor, que são ações de pequena capitalização que negociam com desconto, tem sobre os demais tipos de ativos, isso é ou não é um bom motivo para focar nesse tipo de negócio?


Pra concluir esse terceiro motivo, lembre que nada supera as ações no longo prazo, então se as small caps escolhidas sob a perspetiva do value investing superam os demais tipos de ações, superam todo tipo de ativo.


Os 3 motivos para você focar em Small Caps?


Concluindo, a melhor ideia de acumulação de patrimônio que existe é comprar e manter ações de pequena capitalização, small caps, que sejam rentáveis, ou pelo menos enquanto o risco compensar, por 3 motivos:


  • já é assim a muito tempo, se não Keynes não investiria assim profissionalmente;

  • essas ações superam as com maior capitalização no longo prazo;

  • as small caps de valor (value) são os ativos mais rentáveis do mercado.


Clique aqui e acesse nosso grupo do Telegram, para ter acesso a mais conteúdo sobre small caps.


Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

135 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com