Buscar
  • fredericopereira191

Os 3 piores erros aos investir dinheiro


O fracasso ao investir pode ser muito doloroso

Platão, o famoso filósofo grego, disse que "o homem inteligente aprende com seus próprios sofrimentos, o homem sábio aprende com os sofrimentos alheios".


Como este blog tem o objetivo de fazer com que você invista melhor, precisamos ajudar você a evitar erros, sendo mais específico, a evitar os 3 piores erros ao investir dinheiro.


Deixa eu ser mais claro, sem enrolação, se você evitar esses 3 erros ao investir dinheiro você já terá grandes chances de ser bem sucedido no mercado financeiro. É simples assim.


O pior erro: vender na baixa


Tem uma velha charada de mercado para iniciantes que consiste em perguntar o que é melhor, um mercado que sobe bastante e depois fica estável ou um mercado que cai muito e fica estável por longo tempo. Olha a linha azul e reflita por um instante.

Olha pra linha azul das ações, vale a pena vender nas baixas?

A resposta é contraintuitiva, porque a resposta certa é o segundo cenário, pelo menos para a maioria dos investidores.


A não ser que você seja um investidor que se aposentou recentemente e precisa vender ações para pagar suas despesas, o que lhe obrigaria a vender na baixa, você deve preferir o segundo cenário.


Uma queda acentuada é uma ótima oportunidade para comprar mais ações, jamais para vender, quanto mais tempo os permanecerem baixos, principalmente para os mais jovens, melhor, porque quando eles subirem...


Às vezes é bom ter um assessor de investimentos nesse processo de evitar erro, conte comigo, clique aqui.


O segundo pior erro: excesso de alavancagem


Mais ou menos assim que vai ficar a performance do seu patrimônio com excesso de alavancagem

É o segundo pior porque em algum momento, com toda certeza, vai te fazer incorrer no primeiro erro, que é vender na baixa.


Pode acreditar quando digo por experiência própria, se você está operando com mais de 50% de alavancagem em cima do seu capital, a probabilidade de você quebrar é muito grande.


Por exemplo, você tem 10 mil reais na corretora e está operando daytrade com 5 minicontratos de dólar ou de ibovespa, como cada contrato desse vale uns 20 mil reais hoje, você está alavancado em umas 10 vezes, é pedir pra quebrar.


Tem uma frase famosa do Ray Dalio, o lendário gestor e fundador da Bridgewater: "Certifique-se de não existe a possibilidade de você explodir".


Lembre-se disso!


O terceiro pior erro: achar que boas empresas são boas ações


Ação de AMBEV, de lado a 8 anos, período que reinou quase como monopólio de cerveja no país

É o mais díficil de perceber, o que a maioria dos iniciantes não conhece, mas é realmente problemático, porque bate principalmente nos iniciantes, faz com que geralmente você faça compra sem margens de segurança e deixa você de fora das grandes oportunidades.


A melhor forma que o mercado financeiro tem de atrair investidores é mostrar rentabilidades altas nos últimos meses ou anos, o que implica nas ações de boas empresas que tem ações que já vem subindo a algum tempo, então a maioria dos investidores iniciantes já entra comprando esse tipo de ativo. É um engôdo.


Quando você compra algo que já vem valorizando a algum tempo, provavelmente já perdeu a maior parte da alta que o ativo poderia oferecer, porque em vez de comprar quando o ativo ainda está desvalorizado, com alguma margem de segurança, você já compra quando ele já está bem precificado, sem margem de segurança.


Isso é particularmente importante pra quem está começando, é preciso entender que nos ativos já bem conhecidos e cobertos pela maioria dos analistas o mercado é eficiente, os ativos são bem precificados, essas são geralmente as boas empresas do momento, então você não comprará nada com desconto nesse tipo de ativo.


Você encontrará descontos nos preços dos ativos que não são bem cobertos pelos analistas, que não são acessíveis aos fundos de investimento, que tem free float baixo, que estão passando por problemas eventuais, pois nesses ativos pode haver um desconto que oferece uma margem de segurança e, consequentemente, maior potencial de alta nos preços.


Procure ler sobre grandes investidores que souberam lidar com esses desafios, se quiser um assessor pra conversar sobre isso, conte comigo, clique aqui!


Os 3 piores erros ao investir dinheiro


Comece evitando esses erros, mas também os seguintes:


- concentrar demais os investimentos, "diversificação é o último almoço grátis";

- ficar sem caixa, o verdadeiro risco é não ter dinheiro quando é necessário;

- comprar qualquer ativo sem estudar antes, tem muita informação acessível;

- evite negociações; os custos podem pesar muito no longo prazo;

- evite intermediários; os custos são altos, tanto direto, quanto indiretos;

- pensar muito no curto prazo, só vence nesse negócio quem pensa longo prazo.


Muito obrigado por ler meu texto, boa sorte!


56 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com