Buscar
  • fredericopereira191

Os 6 fii's de logística que lideram o ranking de rentabilidade


Os 6 fii's de logística que lideram ranking de rentabilidade. Entre eles, o Perini Business Park desta imagem.

Um dos segmentos mais interessantes em fundos imobiliários é o de logística. Só de pensar em ser dono de imóveis em grandes cidades, alugados para grandes empresas a longo prazo, já me sinto bem.


Quando você, inteligentemente, resolve pesquisar por fundos imobiliários de logística, encontra cerca de 18 opções diferentes, o que implica na necessidade de filtrar esses fundos para decidir em quais investir.


Ano passado publiquei um livro que ajuda as pessoas a fazer exatamente isso, só que em qualquer segmento, além de escolher os segmentos, analisar os diversos fundos e montar uma carteira. Clique na imagem abaixo para conhecer o livro:



Utilizando uma parte da metodologia simples e eficaz que ensino no livro, selecionei os 6 fundos imobiliários de logística que você deveria analisar “hoje” para investir.


Mas, atente-se, esse texto não é uma recomendação de compra, se quer passei todos os filtros da minha metodologia para identificar os melhores fundos. Utilizei apenas parte da metodologia, ficando com esses 6 fundos. Aplicando até o final é que eu teria os melhores.


Então a intenção aqui é mostrar os 6 que já passariam nos primeiros filtros e que podem ser interessantes para uma análise mais aprofundada sobre administração, transparência, localização, diversificação e etc.


Segue a lista e uma breve descrição de cada fundo.


1 – VTLT11 – VOTORANTIM LOGÍSTICA


Galpão de VTLT11 alugado para a Renault no Paraná

Esse fundo é dono de um galpão logístico em Quatro Barras – PR, que está todo alugado para Renault do Brasil.


O contrato com a Renault é considerado atípico e é atrelado ao IPCA (inflação oficial). A empresa utiliza o imóvel para armazenar peças e acessórios.


É um fundo destinado a investidores qualificados e que tem uma liquidez baixíssima. Então, o investidor precisa avaliar bem as perspectivas dos aluguéis, antes de ser atraído pelo histórico de rendimentos.


Outra observação importante, que eu sou particularmente sensível, é a dificuldade de encontrar as informações. O fundo não parece ser um dos mais transparentes.


O fundo pagou 8,8% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link do Clube FII


2 – XPLG11 – XP LOG FDO IMOB


Esse fundo imobiliário da XP tem uma liquidez muito melhor e é para investidores em geral. Possui 5 imóveis em 3 estados, que são:


- CD Dia%, em Americana - SP;

- CD Panasonic, em Itapeva - MG;

- CD Dia% Ribeirão, em Ribeirão Preto - SP;

- CD Via Varejo, em Cachoeirinha - RS;

- CD Leroy, em Cajamar - SP;


Perceba que neste fundo tem uma diversificação interessante, que não vimos no anterior, isso é bom. Mas não implica que não seja importante verificar os prazos dos contratos, suas características e, principalmente, a qualidade dos inquilinos.


O fundo pagou 7,02% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link do Clube FII


3 – FIIP11B – RB CAPITAL RENDA I


Outro fundo que se destaca em rentabilidade em comparação com os demais, esse fundo está negociando no preço do valor patrimonial. Este fundo também possui vários ativos em diferentes estados, segue:


- Ambev, em São José dos Pinhais – SP;

- Lojas Reader, em Nova Iguaçu – RJ;

- Barry Callebaut, em Ilhéus – BA;

- Magazine Luiza, em Ibiporã – PR;

- C&A, em São Paulo – SP;

- Telha Norte, em Contagem – MG;

- Danfoss, em Osasco – SP.


Mesmo com a diversificação, como sempre destaco, é importante analisar o imóvel, os contratos, os inquilinos, etc. Por exemplo, neste fundo tem um inquilino em recuperação judicial, então é bom saber até que ponto isso pode ser problema para o fundo.


O fundo pagou 9,3% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link do Clube FII


4 – XPIN11 – CSHG BRASIL SHOPPING


Condomínio Logístico Barão de Mauá, do XPIN11, em Atibaia-SP

Esse fundo tem 3 imóveis em Atibaia: o Centro Empresarial Atibaia, o Condomínio Gaia e o Condomínio Barão de Mauá.


A priori você pode achar que tem menos diversificação do que alguns dos aqui citados, mas quando olha mais de perto, descobre cada imóvel tem vários locatários, o que é ótimo.


Outro ponto positivo, que você não encontra em muitos fundos, é a transparência, a XP publica relatórios muito bons sobre o fundo, os imóveis, o mercado e etc. Inclusive o último segue anexado no link abaixo.


Último relatório do XPIN11


O fundo pagou 6,2% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link Clube FII


5 – FIIB11 – INDUSTRIAL DO BRASIL


Esse fundo é dono do Perini Business Park, cujo site você pode acessar clicando aqui. Esse é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, com mais de 2,8 milhões de metros quadrados.


O Perini abriga mais de 200 empresas nacionais e internacionais de pequeno, médio e grande porte. Dentre os setores em que atuam pode-se destacar: metal-mecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, dentre outros.


O parque está localizado em Joinville e, mesmo sendo tão grande, a vacância é bem baixa. A liquidez das cotas é que deixa a desejar, mas para quem investe pensando em longo prazo, isso pode não ser um grande problema.


O fundo pagou 7,54% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link do Clube FII


6 – GRLV11 – CSHG GR LOUVEIRA


Outro fundo que a administradora publica um relatório decente, com informações sobre o fundo, as cotas e tudo que envolve o interesse dos investidores. Clique no link abaixo para acessar o último.


Último relatório do GRLV11


O fundo é dono do GR Louveira em Louveira - SP. O imóvel tem a Ambev como principal locatária e recentemente teve renegociação dos contratos de locação. Por isso que sempre repito que é importante ter acesso às informações e procurar entende-las antes de investir em qualquer fundo imobiliário.


O fundo pagou 7,79% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:


Link do fundsexplorer

Link último Clube FII


Como escolher os fundos imobiliários mais seguros e mais rentáveis


Por fim, deixa eu te convidar para aprender a minha metodologia de escolha de FII’s, clique na imagem abaixo e compre meu livro, leia e conte comigo para tirar quaisquer dúvidas quanto a minha metodologia.



Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!




251 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com