- fredericopereira191
Os 6 fii’s de recebíveis que você deveria analisar hoje para investir!

Um dos segmentos mais interessantes em fundos imobiliários é o de recebíveis. Os rendimentos mensais costumam ser maiores que os “tijolo”, até porque o risco de crédito é importante, mas o investidor que consegue uma boa diversificação e boa análise dos fundos, pode e deve tê-los em carteira.
Quando você, inteligentemente, resolve pesquisar por fundos imobiliários de recebíveis, encontra 24 opções diferentes, o que implica na necessidade de filtrar esses fundos para decidir em quais investir.
Ano passado publiquei um livro que ajuda as pessoas a fazer exatamente isso, só que em qualquer segmento, além de escolher os segmentos, analisar os diversos fundos e montar uma carteira. Clique na imagem abaixo para conhecer o livro:
Utilizando uma parte da metodologia simples e eficaz que ensino no livro, selecionei os 8 fundos imobiliários de recebíveis que você deveria analisar “hoje” para investir.
Mas, atente-se, esse texto não é uma recomendação de compra, se quer passei todos os filtros da minha metodologia para identificar os melhores fundos. Utilizei apenas parte da metodologia, ficando com esses 6 fundos. Aplicando até o final é que eu teria os melhores.
Então a intenção aqui é mostrar os 6 que já passariam nos primeiros filtros e que podem ser interessantes para uma análise mais aprofundada sobre administração, transparência, localização, diversificação e etc.
Segue a lista e uma breve descrição de cada fundo.
1 – UBSR11 – UBS BR RECEBÍVEIS
Esse fundo é administrado pela BRL Trust e tem uma recheada carteira de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), sendo mais da metade atrelada ao IGPM (inflação – índice geral de preços ao mercado).
A distribuição da carteira tem alta concentração em São Paulo, mas também tem créditos de todas as outras regiões. Você pode conferir mais sobre o fundo no último relatório, clicando no link abaixo:
O fundo pagou 14,33% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
2 – OUJP11 – Ourinvest JPP
Esse fii é administrado pela Finaxis e está fazendo nova emissão de R$ 60 milhões, o que implica que o fundo vai mais que dobrar de tamanho.
A oferta exigirá rapidez da administração para alocar o capital, sob o risco de os rendimentos caírem. Além disso, o investidor só vai entender o novo nível de rentabilidade, depois que esses recursos forem alocados.
Cabe a cada investidor entender esse tipo de situação.
O fundo pagou 9,55% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
3 – PLRI11 – POLO FII RECEBÍVEIS
Esse fundo é o que tem menos liquidez dentre os três. É administrado pela Oliveira Trust e tem um caso emblemático sobre o cuidado que é preciso ter ao investir em recebíveis.
O PLRI11 tinha CRI de compradores de imóveis da Gafisa, que entrou em sérios problemas financeiros. Acontece que a empresa alegou que o fundo estava devendo R$ 11 milhões e passou a receber os pagamentos dos compradores, em vez de serem repassados para o fundo. Problema jurídico grave para quem é investidor.
É importante estar atento a esse tipo de negócio, é importante escolher fundos com boa diversificação, é importante acompanhar bem o fundo antes de investir e, por fim, é importante ter uma carteira com vários fii’s para atenuar os riscos.
O fundo pagou 34,89% de rendimento (valor inflacionado pela queda da cota, decorrente do problema) nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
4 – BCRI11 – BANESTES RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS
Esse fundo é administrado pelo Banco Fator, negociando atualmente a 115% o valor patrimonial, que é composto por recebíveis imobiliários, ou seja, títulos de renda fixa.
Nesse caso, perceba que deve haver uma razão para o mercado precificar esse fundo acima do valor patrimonial, mesmo não se tratando de imóveis físicos, é bom procurar entender o porquê.
O fundo pagou 9,61% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
5 – IRDM11 – IRIDIUM RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS
Esse fundo administrado pelo BTG Pactual é um dos mais transparentes dessa lista, o relatório é fácil de encontrar e muito bem detalhado. Acesse no link abaixo:
Perceba que eles detalham os títulos que tem em carteira, a diversificação dos indexadores e a demonstração de resultados.
O fundo pagou 7,05% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
6 – HGCR11 – CSHG RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS
Esse fundo é administrado pelo Credit Suisse, que também é o gestor. Também negocia um pouco acima do valor patrimonial, 113%.
Também é um dos mais transparentes e um dos mais diversificados, como você pode ver no relatório, que está no link abaixo:
O fundo pagou 7,58% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações nos links abaixo:
Como escolher os fundos imobiliários mais seguros e mais rentáveis
Por fim, deixa eu te convidar para aprender a minha metodologia de escolha de FII’s, clique na imagem abaixo e compre meu livro, leia e conte comigo para tirar quaisquer dúvidas quanto a minha metodologia.
Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!