Buscar
  • fredericopereira191

Os 6 fii's de shoppings que lideram ranking de rentabilidade


Os 6 fii's de shoppings que lideram ranking de rentabilidade

Um dos segmentos mais interessantes em fundos imobiliários é o de shopping. Apesar dos rendimentos serem menores em relação aos demais, os imóveis são incomparavelmente melhores e, além disso, o risco é muito menor.


Quando você, inteligentemente, resolve pesquisar por fundos imobiliários de shoppings, encontra cerca de 20 opções diferentes, o que implica na necessidade de filtrar esses fundos para decidir em quais investir.


Ano passado publiquei um livro que ajuda as pessoas a fazer exatamente isso, só que em qualquer segmento, podendo aumentar em mais de 50% a rentabilidade de uma carteira de fundos imobiliários e diminuir significativamente os riscos. Clique na imagem abaixo para conhecer o livro:



Utilizando uma parte da metodologia simples e eficaz que ensino no livro, selecionei os 6 fundos imobiliários de shoppings que lideram o ranking de rentabilidade.


Mas, atente-se, esse texto não é uma recomendação de compra, se quer passei todos os filtros da minha metodologia para identificar os melhores fundos.


Utilizei apenas parte da metodologia, tirando esses 6 fundos do topo do ranking de rentabilidade. Aplicando até o final é que eu teria os melhores.


Então a intenção aqui é mostrar os 6 que já passariam nos primeiros filtros e que podem ser interessantes para uma análise mais aprofundada sobre administração, transparência, localização, diversificação e etc.


Segue a lista e uma breve descrição de cada fundo.


1 – FIGS11 – FDO INV IMOB GENERAL SHOPPING ATIVO E RENDA


Esse fundo desenvolve e administra shoppings, no momento em que escrevo tem 2 imóveis: o Parque Shopping Maia e o Shopping Bonsucesso em Guarulhos-SP.


Em comparação com os demais fundos de shoppings, você vai perceber que o fundo teve o melhor rendimento em vários meses, mas se olhar o valor patrimonial em relação ao preço da cota, vai perceber que o mercado negocia com um belo desconto.


Isso é estranho, porque se o fundo tem ótimos rendimentos, então o mercado devia negociar ele acima do valor patrimonial. Isso indica que você deve pesquisar para saber o que leva o preço a estar tão baixo e entender se vale a pena comprar ou não.


Neste caso, o fundo tinha renda mínima garantida até abril/2019, o que garantia os rendimentos altos, mas isso acabou e agora o mercado está ajustando o preço da cota à expectativas de rendimentos e riscos do fundo. Cabe a cada investidor decidir se vale a pena investir ou não!


O fundo pagou 14,09% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


FIGS11 no fundsexplorer


2 – MAXR11 – MAX RETAIL


Na verdade, apesar de estar no segmento de shoppings e ser um dos mais rentáveis, isso é questionável, pois esse fundo detém 8 imóveis que são grandes lojas locadas para varejistas em 7 estados diferentes, são as seguintes:


- Loja de Belém, no Pará;

- Loja de Manaus, no Amazonas;

- Loja de Brasília, no Distrito Federal;

- Loja de Nilópolis, no Rio de Janeiro;

- Loja de João Pessoa, na Paraíba;

- Loja de Taguatinga, no Distrito Federal;

- Loja de Maceió, no Alagoas;

- Loja de Vitória, no Espírito Santo;


Mas antes de investir, é preciso entender o posicionamento dessas lojas, a confiabilidade das empresas que são inquilinas, a qualidade dos imóveis, entre outras coisas. Você não quer ficar no risco de não saber a consistência dos rendimentos, como no fundo anterior.


O fundo pagou 8,83% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


MAXR11 no fundsexplorer


3 – JRDM11 – FII SHOPPING JARDIM SUL


Outro fundo que se destaca em rentabilidade em comparação com os demais, esse fundo está negociando no preço do valor patrimonial.


O fundo detém uma participação de 40% no Shopping Center Jardim Sul, que fica no bairro do Morumbi em São Paulo e é administrado pela BR Malls, a maior empresa de shoppings do país.


Perceba que esse fundo é bem diferente dos outros dois: a localização, a previsibilidade, a diversificação, etc. É papel do investidor entender essas diferenças.


O fundo pagou 7,63% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


JRDM11 no fundsexplorer


4 – HGBS11 – CSHG BRASIL SHOPPING


É um fundo que tem vários shoppings em diferentes estados, segue a lista:


- Goiabeiras Shopping Center, em Cuiabá-MT;

- Shopping Center Penha, em São Paulo-SP;

- I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo – RS;

- Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas – SP;

- Mooca Plaza Shopping, em São Paulo – SP;

- Tivoli Shopping Center, em Santa Bárbara d’Oeste – SP;

- São Bernardo Plaza Shopping, em São Bernardo do Campo – SP;

- Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro – RJ.


Interessante observar que esse fundo possui uma regularidade de rendimentos que se encontra em poucos fundos, o que é interessante para o investidor de longo prazo.


A diversificação também deve chamar a atenção desses investidores, o que não afasta a necessidade de verificar as particularidades dos imóveis.


O fundo pagou 6,14% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


HGBS11 no fundsexplorer


5 – MALL11 – MALLS BRASIL PLURAL FDO INV IMOB


Esse fundo tem apenas um shopping, que é o Maceió Shopping, em Maceió – AL. O que facilita a análise do investidor. É um daqueles fundos que sempre estão passam nos primeiros filtros da metodologia, devido a regularidade de rendimentos que apresenta.


Aproveitar esse caso aqui para dar uma dica sobre fundos imobiliários: como você precisa ter uma boa ideia da qualidade destes, principalmente quando o fundo tem apenas um imóvel, como este, é muito interessante acessar as áreas de comentários dos sites que são especializados (fundsexplorer, clubefii e fiis), os outros investidores estão sempre conversando sobre os imóveis.


O fundo pagou 7,05% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


MALL11 no fundsexplorer


6 – FVPQ11 – VIA PARQUE SHOPPING


Outro fundo que tem apenas um shopping, o Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro – RJ. Mas ao contrário do fundo anterior, que tem a mesma característica, não possui a mesma regularidade na distribuição dos rendimentos.


Essa diferença evidencia a importância do investidor aprofundar o conhecimento sobre o imóvel, a administração, a transparência e demais características dos fundos, a fim de entender as perspectivas de manutenção dos rendimentos e da boa avaliação do fundo.


O fundo pagou 7,58% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:


FVPQ11 no fundsexplorer


Como escolher os fundos imobiliários mais seguros e mais rentáveis


Como o prometido, coloquei os 6 fundos que lideram meu ranking de rentabilidade.


Mas vale lembrar que se você levar a metodologia até o fim, alguns dos fundos que apareceram nessa lista não seriam passíveis de investimento. Outros, que não apareceram nessa lista, poderiam ser.


Então te convido para aprender a minha metodologia de escolha de FII’s, clique na imagem abaixo e compre meu livro, leia e conte comigo para tirar quaisquer dúvidas quanto a minha metodologia.




Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!

125 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com