- fredericopereira191
Os 6 fii's de shoppings que lideram ranking de rentabilidade

Um dos segmentos mais interessantes em fundos imobiliários é o de shopping. Apesar dos rendimentos serem menores em relação aos demais, os imóveis são incomparavelmente melhores e, além disso, o risco é muito menor.
Quando você, inteligentemente, resolve pesquisar por fundos imobiliários de shoppings, encontra cerca de 20 opções diferentes, o que implica na necessidade de filtrar esses fundos para decidir em quais investir.
Ano passado publiquei um livro que ajuda as pessoas a fazer exatamente isso, só que em qualquer segmento, podendo aumentar em mais de 50% a rentabilidade de uma carteira de fundos imobiliários e diminuir significativamente os riscos. Clique na imagem abaixo para conhecer o livro:
Utilizando uma parte da metodologia simples e eficaz que ensino no livro, selecionei os 6 fundos imobiliários de shoppings que lideram o ranking de rentabilidade.
Mas, atente-se, esse texto não é uma recomendação de compra, se quer passei todos os filtros da minha metodologia para identificar os melhores fundos.
Utilizei apenas parte da metodologia, tirando esses 6 fundos do topo do ranking de rentabilidade. Aplicando até o final é que eu teria os melhores.
Então a intenção aqui é mostrar os 6 que já passariam nos primeiros filtros e que podem ser interessantes para uma análise mais aprofundada sobre administração, transparência, localização, diversificação e etc.
Segue a lista e uma breve descrição de cada fundo.
1 – FIGS11 – FDO INV IMOB GENERAL SHOPPING ATIVO E RENDA
Esse fundo desenvolve e administra shoppings, no momento em que escrevo tem 2 imóveis: o Parque Shopping Maia e o Shopping Bonsucesso em Guarulhos-SP.
Em comparação com os demais fundos de shoppings, você vai perceber que o fundo teve o melhor rendimento em vários meses, mas se olhar o valor patrimonial em relação ao preço da cota, vai perceber que o mercado negocia com um belo desconto.
Isso é estranho, porque se o fundo tem ótimos rendimentos, então o mercado devia negociar ele acima do valor patrimonial. Isso indica que você deve pesquisar para saber o que leva o preço a estar tão baixo e entender se vale a pena comprar ou não.
Neste caso, o fundo tinha renda mínima garantida até abril/2019, o que garantia os rendimentos altos, mas isso acabou e agora o mercado está ajustando o preço da cota à expectativas de rendimentos e riscos do fundo. Cabe a cada investidor decidir se vale a pena investir ou não!
O fundo pagou 14,09% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
2 – MAXR11 – MAX RETAIL
Na verdade, apesar de estar no segmento de shoppings e ser um dos mais rentáveis, isso é questionável, pois esse fundo detém 8 imóveis que são grandes lojas locadas para varejistas em 7 estados diferentes, são as seguintes:
- Loja de Belém, no Pará;
- Loja de Manaus, no Amazonas;
- Loja de Brasília, no Distrito Federal;
- Loja de Nilópolis, no Rio de Janeiro;
- Loja de João Pessoa, na Paraíba;
- Loja de Taguatinga, no Distrito Federal;
- Loja de Maceió, no Alagoas;
- Loja de Vitória, no Espírito Santo;
Mas antes de investir, é preciso entender o posicionamento dessas lojas, a confiabilidade das empresas que são inquilinas, a qualidade dos imóveis, entre outras coisas. Você não quer ficar no risco de não saber a consistência dos rendimentos, como no fundo anterior.
O fundo pagou 8,83% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
3 – JRDM11 – FII SHOPPING JARDIM SUL
Outro fundo que se destaca em rentabilidade em comparação com os demais, esse fundo está negociando no preço do valor patrimonial.
O fundo detém uma participação de 40% no Shopping Center Jardim Sul, que fica no bairro do Morumbi em São Paulo e é administrado pela BR Malls, a maior empresa de shoppings do país.
Perceba que esse fundo é bem diferente dos outros dois: a localização, a previsibilidade, a diversificação, etc. É papel do investidor entender essas diferenças.
O fundo pagou 7,63% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
4 – HGBS11 – CSHG BRASIL SHOPPING
É um fundo que tem vários shoppings em diferentes estados, segue a lista:
- Goiabeiras Shopping Center, em Cuiabá-MT;
- Shopping Center Penha, em São Paulo-SP;
- I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo – RS;
- Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas – SP;
- Mooca Plaza Shopping, em São Paulo – SP;
- Tivoli Shopping Center, em Santa Bárbara d’Oeste – SP;
- São Bernardo Plaza Shopping, em São Bernardo do Campo – SP;
- Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro – RJ.
Interessante observar que esse fundo possui uma regularidade de rendimentos que se encontra em poucos fundos, o que é interessante para o investidor de longo prazo.
A diversificação também deve chamar a atenção desses investidores, o que não afasta a necessidade de verificar as particularidades dos imóveis.
O fundo pagou 6,14% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
5 – MALL11 – MALLS BRASIL PLURAL FDO INV IMOB
Esse fundo tem apenas um shopping, que é o Maceió Shopping, em Maceió – AL. O que facilita a análise do investidor. É um daqueles fundos que sempre estão passam nos primeiros filtros da metodologia, devido a regularidade de rendimentos que apresenta.
Aproveitar esse caso aqui para dar uma dica sobre fundos imobiliários: como você precisa ter uma boa ideia da qualidade destes, principalmente quando o fundo tem apenas um imóvel, como este, é muito interessante acessar as áreas de comentários dos sites que são especializados (fundsexplorer, clubefii e fiis), os outros investidores estão sempre conversando sobre os imóveis.
O fundo pagou 7,05% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
6 – FVPQ11 – VIA PARQUE SHOPPING
Outro fundo que tem apenas um shopping, o Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro – RJ. Mas ao contrário do fundo anterior, que tem a mesma característica, não possui a mesma regularidade na distribuição dos rendimentos.
Essa diferença evidencia a importância do investidor aprofundar o conhecimento sobre o imóvel, a administração, a transparência e demais características dos fundos, a fim de entender as perspectivas de manutenção dos rendimentos e da boa avaliação do fundo.
O fundo pagou 7,58% de rendimento nos últimos 12 meses em relação ao preço da cota hoje. Você pode acessar mais informações no link abaixo:
Como escolher os fundos imobiliários mais seguros e mais rentáveis
Como o prometido, coloquei os 6 fundos que lideram meu ranking de rentabilidade.
Mas vale lembrar que se você levar a metodologia até o fim, alguns dos fundos que apareceram nessa lista não seriam passíveis de investimento. Outros, que não apareceram nessa lista, poderiam ser.
Então te convido para aprender a minha metodologia de escolha de FII’s, clique na imagem abaixo e compre meu livro, leia e conte comigo para tirar quaisquer dúvidas quanto a minha metodologia.
Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!