Buscar
  • fredericopereira191

Os 6 livros que você deveria ler primeiro


Antifrágil

Na minha opinião, aqui estão os 6 livros que você deveria ler primeiro sobre mercado financeiro, pra você entender as ideias que prevalecem e como tudo funciona, desde uma perspectiva de curtíssimo prazo, até uma de longo prazo.


Antes de começar, isso aqui não é uma classificação, não está na ordem, todos são excelentes e vale muito a pena lê-los. Não uma resenha, o livro todo mesmo.


E, rapidinho, deixa eu "vender meu peixe"... kkkk




1 - Antifrágil, do Nassim Taleb


O livro da imagem que abre o texto. Esse livro não é propriamente sobre investimentos, é sobre tudo, é meio que filosofia, biografia, ciência e etc. É uma obra-prima.


É tipo "A riqueza das nações", de Adam Smith, ou "Meditações" de Marco Aurélio, são livros que vão desde de dicas nos hábitos mais simples da vida, até abstrações sobre problemas complexos.


A filosofia do Taleb transcende a esfera dos investimentos para a vida pessoal, assim como a do Warren Buffett e a do George Soros, talvez seja por isso que tenho impressão de que ele apresenta o que é comum nas ideias desses caras, que tiveram sucesso nos mercados operando ativos totalmente diferentes.


A estratégia barbell dele consegue se alinhar tanto na visão do Ray Dalio, de que o importante é não explodir, como na do Buffett, de que compra-se ações que até idiotas podem administrar.


Leia pelo menos esse livro do Taleb, provavelmente você terá vontade de ler os outros.


2 - Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores


Os Ensaios de Warren Buffett

Todos os investidores, empresários, administradores e empreendedores deviam ler esse livro pelo menos uma vez na vida, tem tanta lição de negócios nesse livro, que devia ser livro-texto de cursos de administração.


O começo pode ser meio chato para quem quer logo dicas de investimentos, pois ele passa por lições sobre o comportamento e a índole dos administradores, mas também é uma leitura muito válida, a cultura é muito importante em qualquer empresa.


O restante do livro é uma aula atrás da outra sobre "value investing", sobre ter e manter negócios prósperos e lucrativos, tem dicas do que olhar, tem conselhos de administração de carteira e de cuidados no longo prazo.


Tem muita sabedoria popular e de mercado, na verdade ele nunca se restringe a comentários de mercado nas cartas aos acionistas, ele vai além, com comentários sobre como cuidar de investimentos e da vida pessoal.


O livro contém várias das melhores cartas aos acionistas que ele escreveu ao longo das últimas décadas. Vale muito a pena a leitura.


3 - Investindo em ações no longo prazo, de Jeremy Siegel


Investindo em ações no longo prazo

Esse livro devia ser utilizado como base para um curso de educação financeira pelo menos no ensino médio. Nós precisamos sair da escola com a ideia clara de que o que move a economia em que vivemos são negócios; e que são os ativos que refletem esses negócios que são realmente rentáveis no longo prazo.


O autor é um professor de administração que fez uma pesquisa com os preços das ações tanto nos EUA, quanto nos demais países que experimentaram longos períodos de economia de mercado, essa que cada vez mais é a base da economia de quase todos os países.


O autor mostra o que venho dizendo para todo mundo que eu tenho a oportunidade de conversar sobre investimentos: no longo prazo, o investimento em ações de qualidade é muito mais rentável do que todas as outras classes de ativos.


Vale muito a pena ler, tanto para entender essa questão, quanto para aprender um pouco da história do mercado financeiro nos últimos 100 anos.


E se alguém tentar te convencer que isso não se aplica ao Brasil, lembre a essa criatura que a economia de mercado só começou a ser realmente aplicada por aqui a partir de 1994, com o plano Real, porque antes o sistema financeiro era uma piada de mal gosto.


4 - A alquimia das finanças, de George Soros


A alquimia das finanças

Esse é provavelmente o livro mais difícil de ler dessa lista, o motivo é que o cara se acha o ser humano mais inteligente que existe, tanto dos vivos, quanto, talvez, dos já mortos. Isso é chato e perigoso.


O pior é que ele é inteligente mesmo, logo no início mostra porque a maioria dos alocadores de recursos, teóricos de economia e acadêmicos de finanças estão terrivelmente errados sobre a forma como vêem os mercados.


Faz isso, obviamente, com a autoridade de quem performou bem acima dos mercados por muitos anos e, mesmo depois de escrever o livro, continuou fazendo isso. Então, melhor continuar a ler o livro.


Ele transita por diversos tipos de ativos, desde REIT's, os fundos imobiliários nos EUA, passando pelo câmbio e pelas bolsas, tanto dos principais mercados, quanto do mundo emergente, mostrando o que move os preços e o que precisa ser visto para operar e ganhar dinheiro.


Infelizmente, essa mente presunçosa está fazendo alguns estragos na política atualmente, mas não dá pra ignorar a performance e filosofia dele atuando como gestor de dinheiro, esse livro é leitura obrigatória.


5 - O jeito Peter Lynch de investir, dele mesmo


O jeito Peter Lynch de investir

Esse é, muito provavelmente, o livro mais fácil de ler e o que mais vai te fazer querer comprar e vender ações o mais rápido possível.


A ideia dele é simples e muito poderosa: qualquer pessoa pode ter rendimentos altos no mercado, com ideias simples ao comprar ações, sem precisar terceirizar a gestão do próprio dinheiro para um gestor de fundos.


Se ele apenas afirmasse não teria repercutido tanto, na verdade ele fez isso acontecer, administrou um fundo de investimento em ações por mais de duas décadas e mostrou que era possível.


No livro ele apresenta as ideias, que são tão simples, que você vai pegar algumas folhas de papel e anotar elas para não esquecer e começar a aplicá-las. Como:


- comprar ações de empresas que conhece;

- comprar ações de empresas que dependem de commodities quando estiverem muito baratas;

- comprar ações que estejam muito baratas (ele explica como ver isso).


Leia esse livro o quanto antes.


6 - Reminiscências de um especulador financeiro, de Edwin Lefevre


Reminiscências de um especulador financeiro

À primeira vista, esse livro pode parecer destoar dos demais nessa lista, esse livro é mais conhecido entre os traders. Mas não se engane, investidores também deviam ler isso.


Esse cara empreendeu e "disruptou" o coração do capitalismo numa época em que não tinha computadores, não tinha gráficos, não tinha matemática aplicada a oscilação dos preços.


Tudo o que ele fazia era acompanhar as cotações e "sentir" pra onde o mercado ia. Óbvio que não era só "feeling", como ele mesmo diz, tinha a análise do nível dos preços que o mercado respeitava, a direção para onde o mercado ia com mais força e etc.


Qualquer pessoa poderia fazer pouco caso do livro, principalmente investidores, mas aqui vai dois motivos pra você ler esse livro:


- esse cara ficou multimilionário algumas vezes fazendo isso, tem alguma coisa de útil no que ele fazia;


- a maioria dos traders profissionais, aqueles que operam nas mesas dos bancos e das grandes gestoras, já leram esse livro, deve haver um porquê.


O livro é pequeno, vale demais a leitura.


Os melhores livros de investimento


Pela lista se limitar a 6 livros, ficou muita coisa boa de fora. Sugiro que você não pare nesse aí, vá além.


Vale a pena ler tanto clássicos como a Bíblia do Value Investing, "O investidor inteligente", como livros para traders como, "Magos do Mercado". Vale inclusive livros brasileiros como "Faça fortuna com ações", do Decio Bazin.


Leia muito, vale muito a pena. Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

83 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com