Buscar
  • fredericopereira191

Por que ainda acredito na alta?



Observe a imagem acima, é o gráfico mensal do Ibovespa nos últimos 26 anos, atente-se para a subida do último ciclo de alta, antes do que estamos, foram 1.203%.


Agora observe o que estamos, a alta por enquanto foi de meros 225%, não chegamos nem na metade do ciclo anterior, tem espaço pra subir.




Esse gráfico é mais longo e em dólar, observe a multiplicação do preço nos ciclos de alta desde 1968, é tudo em duplo dígito, esperar 10 vezes agora não seria exagero.


Observe que agora que subimos 3 vezes, falta muito pra chegar na média dos dos ciclos de alta anteriores.


Pra finalizar, atente-se para um detalhe interessante, o final de todos os ciclos de baixa coincidem com um período em que o Brasil estava quase pulando do abismo financeiro, note:


- 1964: os militares assumiram quando o país estava se rendendo aos russos;

- 1982: os militares quebraram o país com endividamento que não resistiu aos choques do petróleo;

- 1991: período em que o Brasil quebrou recordes de inflação e deu calote na poupança, depois de aprovar uma constituição perdulária;

- 2002: país parecia que ia pro desastre financeiro elegendo Lula, mas ele respeitou os acordos feitos com o PMDB.


Todas as vezes que o Ibovespa fez fundo, nós estávamos em uma crise econômica grave, não diferente de 2015, quando tivemos a pior crise econômica em 100 anos.


Passou, de lá pra cá, além da pandemia, tivemos Lei do Teto de Gastos, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Lei do Gás, Novo Marco do Saneamento, entre outras reformas importantes.


Outra vez o Brasil flertou com o abismo e tomou as medidas necessárias para se recuperar, temos tudo pra fazer de novo e os preços das ações ainda vão refletir isso.


Quem viver, verá!


Boa sorte!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

FRED FIGUEIREDO

São Luís, Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com