Buscar
  • fredericopereira191

POR QUE ESTOU COMPRANDO AÇÕES DE RIACHUELO?


Principal marca da empresa

Mês passado comecei a montar uma posição em GUAR3, as ações de Riachuelo, inclusive coloquei na carteira simulada do grupo que administro no whatsapp (fala comigo pra entrar). Nesse texto vou explicar o porquê dessa compra.


Isso aqui não é uma recomendação de investimento, deixa eu esclarecer logo, é minha opinião pessoal, estou postando o que faço e o que penso, se você tiver lucro ou prejuízo seguindo as minhas ideias, as consequências, positivas ou negativas, são todas suas.


Antes de ir para a empresa, explico como ela se encaixa numa carteira de ações, daí nós vamos ver os múltiplos de preço, que eu acho convidativos, depois o histórico, que sempre precisa ser visto e, por fim, aproveitando a deixa, conversamos sobre a história, o racional, a ideia. Vamos lá!



Como GUAR3 entra na carteira de ações?


No artigo “Como organizar nossa carteira de ações?” (clique aqui pra ler), expliquei que separo as ações em categorias e atribuo percentuais a elas na composição: dividendos, crescimento e especulação.


Lá também expliquei as características que classificam as ações, sendo que na categoria crescimento coloquei o seguinte sobre situação que faz uma empresa de crescimento operar a preço interessante:


“- empresas que estejam negociando a um preço baixo por causa de um cenário macroeconômico ruim no momento, mas que pode mudar nos próximos meses ou ano, isso acontece geralmente quando o país passa por uma crise econômica e algum setor é muito prejudicado, isso faz com o preço da ação caia bastante, mesmo a empresa sendo boa e continue reduzindo seus custos e vencendo as adversidades.”


É o caso de Riachuelo, o país ainda está tentando sair da pior crise financeira dos últimos 100 anos. Expliquei lá que empresas de crescimento são prósperas e lucrativas e estão em momentos que o mercado precifica de maneira errada. Escrevi que nesses casos é interessante analisar pelo menos o seguinte:


- procure analisar os resultados da empresa nos últimos anos, ela pode até ter passado por dificuldades, mas continuou sendo uma empresa importante no setor em que atua;

- procure por preços bem abaixo da média dos últimos anos, preços mais baixos do que seus pares, olhe o P/VP, o P/L e os compare com empresas semelhantes;

- procure ler relatórios sobre as empresas em sites de notícias e de gestoras de investimento, você precisa entender a proposta da empresa para o cenário vindouro;

- leia os relatórios da empresa e, se preciso, entre em contato com o RI, é bom que a empresa seja bem transparente.


Também mencionei que esse tipo de ação deve ter entre 35 a 40% da carteira, sendo que você deve ter entre 4 e 8 ações como essa, ou seja, a Riachuelo pode ter entre 4,37% e 10% da sua carteira.


Agora vamos analisar a empresa.


Quais os múltiplos da empresa? Estão convidativos?


Os múltiplos de GUAR3 no site Fundamentus

Primeiro o P/VP (preço/valor patrimonial) que é de 1,87, está no limite do que eu gosto, mesmo assim, por razões em breve explicadas, ainda gosto.


Pra efeito de comparação, Lojas Renner negocia 9,5, Lojas Americanas a 6,01; muito mais caras que Riachuelo.


Depois o P/L (preço/lucro), com os lucros e o preço atuais, leva 7 anos e meio para recuperar o investimento só com os lucros gerados, isso é muito baixo num mercado em que a média está acima de 10.


Pra efeito de comparação, com as 2 que nós acabamos de citar, negociam a 36 anos e 91 anos; não se assuste é isso mesmo. A comparação fica até estranha.


Agora o ROE, que é de 24,6%, excelente! A empresa oferece um retorno sobre o patrimônio que bate a maior parte das empresas no mercado, dá uma olhada no gráfico a seguir.


Gráfico com rentabilidade das varejistas da bolsa

Riachuelo é uma das empresas mais lucrativas. Ou seja, estamos diante de uma empresa próspera e lucrativa que está sendo negociada a preços baixos. Está claro, agora vejamos o histórico da empresa.


A Riachuelo tem consistência nos seus resultados?


Aprendi isso em um livro do Warren Buffett, precisamos verificar se a empresa tem consistência, para saber se podemos esperar que os lucros se mantenham e nos propiciem bons rendimentos no futuro, então vejamos algumas imagens importantes.


Uma das coisas interessantes de se analisar é se a empresa tem crescido consistentemente, aí você olha GUAR3 nos últimos 10 anos.


O ativo cresce constantemente!

Patrimônio líquido, cresce sem que a dívida seja um problema.

Receita crescendo constantemente também, 10 ANOS!

Além de entender o crescimento, é preciso ver se a empresa tem a mesma consistência em gerar lucros, pois não basta crescer, tem que fazer dinheiro. Daí vejamos as seguintes imagens.


As margens de lucro relativamente estáveis, não deu prejuízo mesmo na crise!

Os lucros também relativamente estáveis

ROE também relativamente estável, sofre na crise, mas ainda positivo.

Ou seja, você pode ter a expectativa de que a empresa vai continuar fazendo esses lucros, a não ser que o mercado dela fosse sofrer uma mudança drástica, o que não parece ser o caso. Sobre isso que precisamos conversar agora.


Quais as minhas expectativas para o negócio da empresa e o preço da ação?


Ou melhor, qual a “história” que eu acredito que justifique comprar ações de GUAR3, qual o “racional” por trás dessa empreitada. É um conjunto de fatores, vamos lá:


1 – economia aquecendo, governo liberal, Brasil retomando do projeto desastroso, democracia madura, enfim, você deve estar cansado de escutar isso por aí, não vou me alongar com isso.


2 – uma empresa com ROE de 24% como o de Riachuelo, como demonstrado numa das imagens, não tem porque negociar a preços tão baixos, a empresa quase dobra a cada 4 anos; a não ser que o mercado ache que a empresa não vá continuar crescendo, mas isso não faz sentido, justamente pelo ponto a seguir.


3 – Riachuelo tem uma presença forte demais no Nordeste, onde o público dela, classes C e D, é o maior; numa retomada da economia, esse público deve voltar a consumir forte, mesmo que você veja Renner crescendo, Riachuelo oferece roupa semelhante a preço mais baixo e, para o público nordestino, PREÇO IMPORTA MUITO!


4 – A média de P/L da bolsa é cerca de 12, o novo cenário de juros nos permite imaginar isso crescendo a 13 ou 14, já aconteceu na Índia (semelhante); o P/L da renda fixa no Brasil vem a muito tempo abaixo de 10, o que ajuda a explicar a bolsa tão acanhada, mas a nova realidade da renda fixa é acima de 10, pensando nisso, nada explica Riachuelo negociar a P/L de 7,54, vai subir, preço da ação tem que subir.


5 – Quando você compra na Riachuelo, os funcionários sempre te oferecem o “cartão Riachuelo”, que é operado pela financeira da empresa, a Midway, um negócio dentro da empresa que é puro valor a ser destravado, é um banco digital dentro da varejista, olhe o preço de BIDI e BPAN, quanto vale a Midway? Siga para o próximo ponto.


6 – O grande público dos novos bancos digitais é a parte da população brasileira que é desbancarizada, quantas dessas pessoas você acha que está no Nordeste? Agora avance no raciocínio, quantas dessas pessoas já tem “cartão Riachuelo”? MUITAS, MUITAS, MUITAS! Pode colocar pelo menos as mulheres das regiões metropolitanas, elas tem cartão da Riachuelo, da C&A, da Marisa, etc, enfim, são potenciais clientes da Midway e são clientes assíduas na Riachuelo.


7 – Você já viu um mapa com as regiões do Brasil com melhor potencial para geração de energia renovável? Principalmente solar e eólica. O Nordeste é destaque! Vai “chover” dinheiro na região nos próximos anos, já está acontecendo, é usina de energia renovável de tudo que é tamanho. Quem é a varejista melhor posicionada na região? RIACHUELO!


8 – Poderia continuar enumerando pontos de vantagem em estar bem posicionado no Nordeste, mas o texto já está muito longo.


Enfim, a empresa é próspera, é lucrativa, está barata, têm boas perspectivas de manter o crescimento dos lucros nos próximos anos, isso é o que eu acho!



Muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!

90 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com