Buscar
  • fredericopereira191

Por que você não deveria ter medo da corretora quebrar?


Selos de certificação da B3 para as corretoras de valores. Sua garantia de segurança nos seus investimentos!

Todo mundo no mercado financeiro sabe que a quantidade de pessoas investindo na bolsa de valores ou fora da poupança (ou grandes bancos) é horrivelmente baixo.


A tristeza desse fato é a perpetuação da desigualdade, pois crescimento de capital via investimentos está na bolsa de valores e em nenhum outro lugar, principalmente na poupança.


O resultado disso é que aqueles que já são ricos investem em ações (e outras alternativas) e enriquecem cada vez mais e, infelizmente, aqueles que não são ricos, por medo, investem em poupança ou coisa parecida e perdem a chance de enriquecer.


Quando se faz pesquisa para saber o motivo que as pessoas dão para isso, a resposta que mais se escuta é: tenho medo de perder meu dinheiro, geralmente medo da corretora quebrar ou simplesmente extraviar o dinheiro.


Essa é mais uma tristeza para o país, isso só mostra que a falta de educação financeira nas escolas deixa as pessoas “nas trevas”.


Esse artigo tenta trazer as pessoas “para a luz”, tenta compartilhar o conhecimento necessário para entender que investir em grandes bancos é tão seguro quanto investir em corretoras de valores.


A B3 e a segurança das suas ações e fundos imobiliários


Quando você compra uma ação, ou fundo imobiliário, na bolsa de valores através de uma corretora, a custódia desse ativo não fica nesta, fica na B3 (que é a única bolsa de valores no Brasil).


Ou seja, se a corretora quebra, você não perde os ativos, eles podem ser facilmente acessados ao informar a B3 que quer negociá-los através de outra corretora.


Além disso, a B3 mantém programa de qualificação que certifica quais as corretoras que podem atuar e em que mercados. Inclusive disponibilizando essas informações para qualquer pessoa acessar, pelo link abaixo.


http://www.b3.com.br/pt_br/b3/qualificacao-e-governanca/selos-pqo/corretoras-certificadas.htm


Perceba, ao acessar, que a B3 também mantém um programa de melhores práticas, concedendo selos de acordo com a atividade exercida por cada corretora.


No link, você também poderá verificar as corretoras que são certificadas pela bolsa, o que lhe permitirá pesquisar pela corretora que quer usar. Isso garantirá a segurança dos seus ativos quanto ao risco da corretora quebrar.


A B3 e a segurança dos seus títulos de renda fixa


Quando você comprar CDBs, CRAs, CRIs, DPGEs, LCIs, LCAs, LFs ou LCs; você pode ter a segurança do Selo Certifica, desde que você compre esses ativos nas corretoras que participem desse programa de certificação.


Desta forma, caso a corretora vá à falência, seus ativos serão identificados pelo seu CPF ou CNPJ e poderá ser negociado através de outra corretora que também participe do programa de certificação.


Você pode encontrar os Selos Certifica nos sites das próprias corretoras, já que elas costumam exibi-los, ou pode procurar no mesmo link do tópico anterior.


Ou seja, assim como no caso das ações e dos fundos imobiliários, quando você compra esses títulos de renda fixa, também tem proteção quanto à quebra da corretora, desde que tenha o cuidado de observar se a corretora possui os selos e certificações que a B3 e a CVM disponibilizam.


Por que as pessoas tem medo de a corretora quebrar?


Além do motivo óbvio: perder dinheiro à toa. Esse medo tem raízes históricas. Não foi nem uma, nem duas vezes que nós tivemos bolhas especulativas no Brasil e pessoas perdendo dinheiro.


Antes do Plano Real e a reforma do mercado financeiro da década de 90, o mercado financeiro no Brasil era uma “terra sem lei”, onde pequenos investidores tendiam a perder dinheiro se não tivessem muito cuidado e muita precaução.


Esse retrospecto histórico negativo fez com que muitas pessoas tivessem medo de colocar dinheiro no mercado e afastou as pessoas, o que somado à falta de educação financeira nas escolas, perpetua essa triste realidade até hoje.


Dito isso, a educação financeira ainda tem muito a evoluir, mas o mercado já evoluiu muito, as leis mudaram, o mercado brasileiro hoje é exemplo de regulação, segurança e transparência.


Tudo o que o pequeno investidor precisa é aprender a investir.


Escolha uma corretora, aprenda sobre investimentos e comece já a investir


Para não te deixar nenhuma dica prática, vai uma lista das principais corretoras, que você pode investir sem nenhum medo:


XP, Modal, Agora, Rico, BTG Pactual, Clear, Ativa, Guide, Órama, Terra e Easynvest.


Mesmo eliminando o risco de perder dinheiro se a corretora quebrar, você precisa aprender a investir ou, pelo menos, conversar sobre investimentos com um assessor ou gerente, para não perder, ou deixar de ganhar, dinheiro no mercado.


Para isso, clique na imagem abaixo para conhecer meu livro, que te fornecerá o conhecimento necessário para ser um investidor consciente.





Muito obrigado por ler meu texto, um abraço e boa sorte!

20 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com