Buscar
  • fredericopereira191

Reflexões da semana no mercado financeiro - 14/07/2019


Esse candle no semanal do ibov não foi legal!

Sem delongas, vamos refletir sobre os fatos que marcaram a última semana e que são importantes para a próxima.


O objetivo é refletir sobre decisões para nossas carteiras de investimentos, tanto para os próximos 6 meses ou mais, quanto para oportunidades de curtíssimo prazo.



A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PASSOU NO 1º TURNO


Apesar dos pesares, privilégios de policiais e professores, sejamos realistas, no começo do ano pouca gente acreditava que o governo Bolsonaro entregaria uma reforma da previdência tão boa.


Verdade seja dita: maior parte do mercado financeiro formada de esquerda moderada ou de "isentões"; e poucos desses são capazes de abrir a mente e ver o que tem de bom no governo do capitão.


Tanto é, que a reforma passou no primeiro turno, tem excelentes chances de passar com boa economia e em tempo recorde, mas pessoal já está procurando outros motivos para apontar problemas, motivos para o governo dá errado, vai vendo!


Para o investidor, essa aprovação só é mais um passo dentro do longo caminho que o Brasil precisa enfrentar para recuperar o que perdeu em PIB desde o máximo e, não se engane, a bolsa irá fazer máxima antes do PIB, quem ficar esperando a economia se recuperar para comprar bolsa, vai comprar atrasado.


Para o especulador, não será nenhuma surpresa se tivermos algumas semanas de realização de lucro, o candle dessa semana já mostrou isso, é natural que o mercado coloque lucro no bolso depois da recente sequência de alta.


Não seria surpresa nenhuma ver o Ibovespa ali perto de 98 mil pontos. Isso deve gerar uma tendência de baixa em gráficos menores.

CUIDADO COM OS MICOS!!!


Essa semana teve muito novato me falando daquelas ações que são muito baratas, que não tem liquidez e que tiveram fortes altas, ou seja, os chamados "micos" subiram bem.


Esse fenômeno é conhecido em "bull market", pode parecer muio boa oportunidade, mas por experiência, preciso avisá-los: muito cuidado com micos!


Não estou dizendo para você não operar, longe de mim, mas faça consciente dos riscos, esses ativos não costumam ter liquidez, você pode ganhar muito, mas também pode acabar perdendo muito.


Para o investidor, a maior parte dos micos não merece investimento nenhum, são empresas quebradas ou mal administradas ou sem perspectivas de qualquer melhoria, investidores nem devem olhar para esses ativos.


Para o especulador, não tem muito o que falar agora, você já devia ter feito dinheiro durante a semana, mas vale um aviso para quem vai procurar operações, preste muita atenção no volume, isso é decisivo em operações nesses ativos, é preciso fluxo comprador forte pra ter alguma alta sustentada; amplitude sem volume costuma ser cilada!


SELIC A 5%? ACABOU O RENTISMO?


Roberto Campos Neto, até onde ele leva a Selic?

Reforma aprovada em primeiro turno, pressão enorme por estímulos monetários, juros internacionais derretendo... O que não falta é motivo para o BC baixar a Selic, pelo menos começar, já que o Congresso deu importante passo para resolver o problema fiscal.


A discussão agora é até onde vai e a que velocidade, discute-se o tamanho dos cortes, de 0,25 ou 0,50 nas várias reuniões, e onde vamos chegar, 5% foi o menor que eu vi, mas tem gente que olha a 5,25% e também a 5,5%. Seja como for e qual for, respectivamente, o certo é que esqueça o rentismo acostumado a 1% mensal, ACABOU A MAMATA!


Para o investidor, isso é extremamente relevante, aqueles títulos que carregamos de pré 12, 13 ou 14%, não teremos mais, aqueles de IPCA+6% (7 OU 8), também não, todos precisarão buscar outros ativos que propiciem esse nível de rendimento, inclusive os grandes fundos de pensão, então reflita, que ativos são esses?


Para o especulador, não percamos tempo, isso é papo de longo prazo.


MAGALU DESDOBRANDO AÇÕES, REPETE BIDI?


A questão não é se vai ou não, a questão é como você pode se aproveitar se isso acontecer. Então vejamos os gráficos para pensar sobre isso.


Gráfico diário de BIDI4

Perceba que já vinha subindo e respeitando as médias a muito tempo, justamente onde estava no desdobramento, o que ajuda a colocar um limite para perdas. Quando veio, atenta pro volume alto justamente quando ficou ex-desdobramento. Isso é o que precisa ser visto em Magalu.


Gráfico de MGLU3

Perceba que Magalu não está mais subindo como BIDI nos últimos meses, isso pode ser porque já subiu demais ou, mais interessante, pode ser porque está muito cara e o fluxo vem com o desdobramento, essa é a grande questão.


Observe o gráfico, MGLU3 não está nas médias, pelo contrário, mesmo cara acabou de fazer novo topo, o ideal é que corrija um pouco antes do desdobramento. Além disso, o mais importante, pelo menos na minha humilde opinião, vale a pena esperar pelo volume, você pode aproveitar com mais "segurança".


Para o investidor, não perca seu tempo, essas ações estão tão caras que melhor fazer um trade rápido.


Para o especulador, pode ser uma boa ideia para um swing trade, se a alta se confirmar, devemos ter alguns dias de alta forte com a entrada da sardinhada que vai querer comprar ações que ficarão "muito baratas" (SQN).


XPCM11: O RISCO DOS FII'S MONOINQUILINO


Gráfico de XPCM11: quem avisa amigo é!

Em um primeiro momento você pode achar que esse gráfico tem um erro, certo? Como pode um ativo perder 50% do valor de um dia para o outro? Pois é, PODE!


O XPCM11 é um fundo imobiliário monoinquilino, ou seja, só tem um inquilino, nesse caso uma estatal, a Petrobrás, que resolveu avisar que vai rescindir o contrato de aluguel, pronto, a cota do fundo despensou pelos aluguéis irem a zero de um dia pro outro.


Investir em fundos assim é como comprar um imóvel só para alugar, o risco está todo no bolso de um só locatário, seu risco é enorme. Principalmente porque tem diversos fundos imobiliários bastante diversificados.


Na verdade, esse é o primeiro filtro da metodologia que eu coloquei no meu e-book sobre fundos imobiliários, de tão óbvio que é essa decisão de preferir ter vários inquilinos, em vez de um só.


Conclusão


Assim como na semana passada, ainda acredito que o IBOV precisa corrigir abaixo dos 100 mil pontos, seria até saudável, mas não dá pra ir contra o fluxo, as notícias estão tão positivas que os preços estão se sustentando em alta. Se vier a correção, aproveite para comprar. (3ª semana desse parágrafo, acho que agora corrigi)


Começo a semana querendo vender na segunda. A não ser que tenhamos notícias muito positivas vindo de fora ou da equipe econômica, coisa realmente relevantes que façam o mercado subir, a tendência é mesmo de queda, essa é minha expectativa.


Me acompanha no Instagram (fred_pereira_lion), para acompanhar minhas especulações. Entre no grupo do Whatsapp (98 98785-2325) se quiser aprender sobre investimentos.



Uma ótima semana para você, muito obrigado por ler meu texto e boa sorte!



34 visualizações
 

©2018 by Fred Pereira. Proudly created with Wix.com